O evento é considerado a maior conferência de tecnologia da Europa e uma das maiores do mundo
Para a Startup paraense, a participação no Web Summit Lisboa 2024, vai vai contribuir com a expansão das conexões globais para promover os produtos da sociobioeconomia da Amazônia.
A plataforma digital Achei Amazônia levará a sociobioeconomia da Amazônia para um dos maiores palcos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Lisboa 2024. Entre os dias 11 e 15 de novembro, o CEO e fundador, Felipe Sanffe, estará no evento em busca de parcerias estratégicas e oportunidades de investimento que impulsionem as parcerias e vendas para o mercado europeu e global das marcas amazônicas e o para impulsionar os impactos socioambiental na Amazônia.
Selecionada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Jornada Amazônia (iniciativa da Fundação CERTI de Santa Catarina) para representar o modelo de negócio inovador da sociobioeconomia no Web Summit, a startup foi reconhecida pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e pela criação de uma plataforma que valoriza os negócios de base comunitária da Amazônia.
O Achei Amazônia conta atualmente com quase 40 parceiros na região e trabalha com produtos que são autênticos representantes da floresta, oferecendo desde alimentos e cosméticos até produtos artesanais e itens culturais únicos. Com um ecossistema que prioriza a rastreabilidade e mensuração dos impactos positivos, a plataforma já começou a atrair o interesse do mercado europeu.
“A presença no Web Summit Lisboa é uma grande oportunidade para demonstrarmos o potencial da sociobioeconomia amazônica para o mercado europeu,” afirma Felipe Sanffe, CEO da Startup. “A Amazônia é um patrimônio global, e nossa missão é conectar suas marcas e produtos a um público internacional que busca consumo sustentável e impactante. Estamos entusiasmados em estabelecer parcerias que ampliem a visibilidade e as oportunidades para nossos produtores locais.”
Curadoria da Amazônia
Um dos destaques do Achei Amazônia em sua plataforma é a Amazônia Box, uma caixa de assinatura ou compra avulsa que reúne produtos exclusivos da floresta, atendendo também a eventos de sustentabilidade e a rede hoteleira global com a garantia de que os clientes poderão ganhar benefícios como o cashback de árvores. A caixa personalizada compõe desde alimentos e bebidas a cosméticos e itens artesanais. Durante o Web Summit, o Achei Amazônia apresentará a proposta como uma solução de consumo consciente, que conecta o cliente diretamente à Amazônia e reforça o tripé social, econômico e ambiental que define a missão da plataforma. A box também inclui uma revista com informações sobre os produtores e a região, aproximando o consumidor global dos valores culturais e da biodiversidade da Amazônia.
Com o apoio de mentorias com especialistas e o incentivo dos Programas nacionais Inovativa de Impacto e do Sinapse da Bioeconomia, o Achei Amazônia tem ampliado sua presença no ecossistema de inovação do Estado do Pará. A participação no Web Summit marca uma nova fase para a startup, que busca solidificar sua entrada no mercado europeu e criar uma rede de apoio para fortalecer os empreendimentos da região amazônica.
“O Web Summit é um passo fundamental para o futuro do Achei Amazônia, pois estamos em um momento de expansão e queremos levar o impacto da sociobioeconomia amazônica para o mundo. Acreditamos que nossa presença no evento resultará em parcerias estratégicas que ajudarão a transformar a nossa visão em realidade,” conclui Felipe.
Sobre o Achei Amazônia
A ideia de criar o Achei Amazônia nasceu dentro do Programa Gênese, uma iniciativa de inovação da Fundação CERTI e Jornada Amazônia que visa incentivar o empreendedorismo na região.
A marca inovadora oferece uma vitrine exclusiva para produtos e serviços da floresta e impulsiona o empreendedorismo sustentável. Dessa forma, a plataforma apresenta produtos amazônicos a um mercado global e conta também com um programa de pontos, somados a um sistema de rastreabilidade e mensuração dos impactos socioambientais de cada parceiro. O projeto conta ainda com um Hub de Empreendedorismo e Inovação em desenvolvimento, para apoiar o crescimento dos negócios de base comunitária da região.
Apoio à bioeconomia e parcerias internacionais
Com o apoio de Milena Carvalho, doutora em Ciências Ambientais e especialista em Bioeconomia da Amazônia, a plataforma se fortalece com um modelo que une benefícios sociais, econômicos e ambientais. Milena reforça que, ao aumentar o volume de vendas, os parceiros do Achei Amazônia também ampliam seu impacto positivo nas comunidades.
“Nosso tripé social, econômico e ambiental é essencial para um desenvolvimento sustentável da Amazônia, valorizando tanto a floresta em pé quanto as pessoas que dela dependem”, acrescenta.
O Achei Amazônia já conta com parcerias internacionais em desenvolvimento na Europa, que buscam ampliar o alcance da startup e atrair investimentos globais.
Apoiando comunidades e defendendo a floresta em pé!