top of page

Revelado qual será novo 'hotel de negócios' construído em Castanhal, para a COP-30

Foto do escritor: Rodrigo LopesRodrigo Lopes

Hotel voltado para turismo business terá 150 apartamentos e deverá ficar pronto antes da COP-30

hotel cop30
Novo hotel recebeu incentivos do Ministério do Turismo em parceria com o Estado

E as tratativas para conseguir atender a demanda de visitantes que deverão chegar ao Pará para a COP-30 em 2025, continuam. Em agenda pelo estado, a vice-governadora do estado Hanna Ghassan fez uma visita técnica à estrutura.


O projeto receberá mais de R$ 27 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), visando preparar a região para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, garantindo infraestrutura adequada para os visitantes.


O novo hotel de negócios que está sendo construído em Castanhal, nordeste paraense. A obra é da iniciativa privada com verbas do Fungetur liberadas pelo Banpará.


O convênio entre Estado e a rede hoteleira Aliança vai aumentar a oferta de leitos no Pará e atender a demanda da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), o encontro de líderes mundiais que irá debater mudanças climáticas em Belém durante o mês de novembro de 2025.


Situada a 75 km da capital, Castanhal é considerada uma cidade estratégica para a realização do evento por conta da sua proximidade com Belém. A construção do hotel na chamada "cidade modelo", foi possível graças a um acordo firmado entre o governo e a iniciativa privada assegurada com recursos do Fungetur, um fundo do Ministério do Turismo liberado pelo Banpará para empresários locais desenvolverem seus negócios para a Conferência e ainda fortalecer o turismo de negócios na região.


"Eu sou cearense, mas moro em Castanhal há 44 anos, e quero devolver à sociedade um pouco do que recebi", disse Francisco Freire, proprietário do empreendimento. "Como hotel business nós pretendemos trazer um diferencial, estamos comprando uma bandeira. A expectativa é que o hotel fique pronto em dez meses, a tempo da COP30", detalha o empresário.

Belém deve receber mais de 140 delegações internacionais durante a cop-30. Comportar tanta gente por aqui tem sido um dos desafios do governo, que tem recorrido à iniciativa privada para firmar parcerias no sentido de criar o maior número de leitos possíveis de hospedagem.


Estamos construindo um grande empreendimento em parceria com o Fungetur para a COP30. O Governo do Estado e o Banpará estão financiando um hotel que vai ter aproximadamente 150 apartamentos e 50 vagas de garagem para quem quiser vir conhecer Castanhal", disse Ruth Mello, presidente do Banpará,

hotel cop30
Hotel de negócios deve ajudar a desafogar a demanda de visitantes na COP-30

Desafios para a realização do evento


A Conferência das Partes é um dos eventos mais importantes para a discussão mundial das mudanças climáticas e por ser um evento de grande porte, a capital paraense precisa superar desafios logísticos e de infraestrutura para conseguir sediar com tranquilidade a COP-30 em 2025.


Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), são esperados mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da COP-30. Desse total, aproximadamente 7 mil são formados pelas equipes da ONU e delegações de países membros. Nesse sentido, a capacidade hoteleira da Cidade é o que mais preocupa as autoridades a respeito da realização do evento na capital paraense.


Hotelaria


De acordo com Toni Santiago, presidente da ABIH/PA - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - a cidade possui atualmente cerca de 17 mil leitos. "Existe a expectativa da rede de hotéis Vila Galé construir mais 360 leitos e outros pequenos hotéis que estão sendo reformados entrarem com mais 520 leitos. Ficando na capital em torno de 18 mil leitos.


Além da capital, temos os municípios da grande Belém, que dispõe de aproximadamente 1.200 leitos", explicou Santiago à Revista Hotéis.


Mesmo com a RMB e com algumas readequações, a quantidade de leitos ainda é inferior a necessária para abrigar o evento.


LEIA MAIS AQUI



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page