top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Quais Serão as Soft Skills em Destaque em 2023?

As habilidades mais procuradas refletem as transformações do mercado de trabalho


A pandemia mudou a relação dos profissionais com o mundo corporativo. Atualmente, a expectativa de grande parte dos colaboradores é trabalhar nos modelos híbrido ou home office, capazes de proporcionar economia de tempo, menor deslocamento e melhora na qualidade de vida. A Duomo Aprendizagem Corporativa aponta algumas das principais competências socioemocionais que vão se destacar nesse cenário em 2023.


Segundo um estudo global feito pela Workmonitor, 27% dos entrevistados saíram de um emprego que não oferecia flexibilidade o suficiente. Porém, os novos formatos que não são presenciais podem afetar a integração da equipe e exigem um comportamento mais versátil do que nunca. Os líderes de RH enfrentam o desafio de engajar os colaboradores, por isso temas como produtividade e habilidades para equilibrar trabalho e saúde emocional estão em alta.



A capacidade de resolver problemas complexos deve ser uma das qualidades mais procuradas. O mercado está aquecido e o fácil acesso à tecnologia proporciona ao consumidor uma conexão mais direta aos produtos e serviços que ofereçam exatamente o que ele precisa. Como resultado deste processo, a pesquisa Mudanças no Comportamento do Consumidor Brasileiro, realizada pela McKinsey, aponta que o consumidor brasileiro está mais exigente.


“Os profissionais estão expostos a mais críticas e saber como responder a essas circunstâncias é fundamental. A comunicação assertiva é um dos atributos que ajudam a gerenciar tanto o contato com o cliente, quanto o contato com outros colaboradores. A cultura do feedback é cada vez mais valorizada, porque resolve conflitos de maneira que os envolvidos aprendam e evoluam com a situação, estimulando a maturidade do time”, comenta Mari Martins, diretora e consultora executiva na Duomo.


Os consumidores também estão atentos às práticas das companhias relacionadas a diversidade e inclusão, que passam a ser indispensáveis para as empresas. “Todos estão atentos se uma organização tem práticas voltadas para inclusão social, mas essa não é a única vantagem que deve ser levada em consideração. Uma equipe diversa tem mais capacidade de resolver problemas complexos, pois conta com uma experiência ampla que une perspectivas diferentes”, afirma Mari Martins.


Resiliência e inteligência emocional estão entre as competências de destaque para 2023. “Grandes pressões e desafios podem gerar ansiedade no gestor, que passa isso para o time. Por isso, o líder precisa ter a habilidade de conversar com o colaborador que fez algo fora do combinado, sem demonstrar irritação e de forma que não afete a relação entre eles, afinal o clima tem influência direta no desempenho da equipe”.


A eficácia das lideranças é outro ponto que influencia no desempenho e, consequentemente, na entrega de melhores resultados, destaca Mari. “A capacidade de desenvolver o time é um diferencial importante. A autenticidade e o olhar apurado para identificar oportunidades e impulsionar o crescimento de cada colaborador, incentivando-os a manterem-se produtivos e comprometidos, são fatores determinantes, com reflexo direto no engajamento e nos resultados do time”.


Os gestores que dispõe de resiliência, inteligência emocional e empatia estão mais aptos a liderar com uma abordagem humanizada, criando conexões de qualidade. “Exercer uma liderança sem autoridade, incentivando o trabalho em equipe faz com que as coisas aconteçam de forma uniforme, conquistando assim a confiança do time, incentivando a atitude protagonista e compartilhando a responsabilidade pelos resultados a serem alcançados”, ressalta Mari.


Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa


Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas de aprendizagem.


Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e fortalecer as soft skills, criando treinamento sob medida para cada empresa.


Entre os destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.



Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.


Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o perfil do Belém Negóciosno Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page