top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Quais Profissionais Você Precisa Procurar para Começar a Investir?

Não aceite dicas de parentes e amigos - para começar a investir, é preciso ter um acompanhamento profissional adequado. Saiba como:


Xp Investimentos, Fatto Capital
Fernanda Cabral, Sócia Fundadora da Fatto Capital

No Brasil, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com o planejamento financeiro. Segundo uma pesquisa feita pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), 70% da população dizem fazer planejamento financeiro, porém, outro dado alarmante da mesma pesquisa, revela que 58% dos entrevistados dizem se informar sobre finanças por meio de amigos e parentes.


O levantamento, publicado em julho deste ano, demonstra que mesmo sendo um começo, buscar informações sobre dicas de investimentos com pessoas que não são capacitadas, pode pôr em risco o destino da suada economia.


Para entender melhor sobre o o assunto, o Belém Negócios perguntou à Fernanda Cabral, Sócia Fundadora da Fatto Capital, Educadora de Certificação Avançada em Mercado Financeiro pela FK Partners e Certificada CFP®️, CPA-20 e Ancord.


Quais profissionais um investidor iniciante deve procurar para cuidar de seu patrimônio?


Assessor de Investimentos


O assessor de investimentos foca sua atuação em clientes que investem ou que desejam começar a investir os recursos no mercado financeiro.


Seus serviços são remunerados pela instituição financeira a qual está vinculado, como a Fatto Capital, que é um escritório credenciado à XP Investimentos, uma corretora ou banco de investimentos. Por questões regulatórias de mercado, sua atividade deve respeitar regras e limites.


O que faz um assessor de investimentos?

  • Apresentação de investimentos

  • Esclarecimento de dúvidas

Planejador Financeiro


O planejador financeiro estuda as necessidades e o perfil de investidor. O objetivo é oferecer uma atuação personalizada e que atenda a demandas específicas de cada pessoa.


No entanto, há muitas diferenças para considerar nesta profissão. Em termos de qualificação técnica, o trabalho de planejador requer certificações diferentes. Por isso, a abordagem do planejador é mais ampla, observando diversos aspectos da vida financeira do cliente além dos investimentos.


Um planejador financeiro precisar ter os Certificados CFP®️, CPA-20 e Ancord, para exercer as seguintes atividades:

  • Organização de finanças

  • Identificação de alternativas de investimento

  • Alocação de recursos

  • Planejamento tributário

  • Planejamento para acumular patrimônio

A Certificação CFP®️ é mundialmente reconhecida, além de ser um dos documentos mais importantes para os profissionais que exercem as atribuições do planejamento financeiro.

Portanto, o CFP®️ (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional que atesta a credibilidade do serviço prestado pelo assessor de investimentos. Para conseguir a certificação, o profissional deve realizar uma prova com 140 questões que requer conhecimento de várias áreas:

  • Planejamento financeiro;

  • Gestão de ativos e investimentos;

  • Planejamento de aposentadoria;

  • Gestão de riscos e seguros;

  • Planejamento fiscal;

  • Planejamento sucessório.

A Fatto Capital possui 100% de seus sócios fundadores certificados, o que garante a qualidade e excelência nos serviços prestados aos clientes.


Serviço

 

Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram.


Junte-se a nós. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page