top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Primeira reunião do GT de inclusão financeira do G20 discute ampliação de acesso ao crédito por pequenos negócios

Co-realizado pelo Sebrae, Banco Central do Brasil e Internacional Finance Corporations (IFC), encontro acontece nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF)


Primeira reunião do GT de inclusão financeira do G20 discute ampliação de acesso ao crédito por pequenos negócios
O encontro acontece nesta quinta-feira (14), na sede do Banco Central do Brasil, em Brasília (DF). Foto: Divulgação

A primeira reunião do grupo de trabalho da Parceria Global para Inclusão Financeira (GPFI) do G20 – grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo – será marcada pelas discussões sobre o futuro das finanças, com especial atenção ao acesso a crédito pelos pequenos negócios e à necessidade de maior participação de jovens e mulheres empreendedores para o avanço da economia global.


O encontro acontece nesta quinta-feira (14), na sede do Banco Central do Brasil, em Brasília (DF), e faz parte da agenda de eventos paralelos que antecedem as reuniões plenárias fechadas da GPFI, marcadas para os dias seguintes na capital federal.


Co-realizada pelo Sebrae, Banco Central do Brasil e Internacional Finance Corporations (IFC), com apoio do GPFI, a reunião é chamada Powering Growth: Unlocking MSME Finance Through Policies, Innovation and Partnerships (Impulsionando o crescimento: destravando acesso ao financiamento pelas Micro e Pequenas Empresas por meio de políticas, inovação e parcerias).


Essa será uma oportunidade para que representantes de países integrantes do G20, de organizações internacionais, bem como representantes de instituições financeiras e de órgãos públicos se debrucem ainda sobre outras temas relacionados à inclusão financeira, incluindo a avaliação dos gaps e avanços ocorridos nos últimos anos; cenários e tendências dos serviços financeiros; dados alternativos para avaliar a capacidade de pagamento das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs); transformação digital; fintechs; governança ambiental, Social e Corporativa (ESG) – MPMEs verdes e resilientes; serviços para MPMEs de jovens e mulheres, entre outros.


Programação

A abertura da reunião conta com a presença do representante do Sebrae Nacional, o gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros, Valdir Filho; da diretora de Relacionamento do Banco Central do Brasil, Carolina Barros; e ainda do representante do IFC, diretor para América Latina e Caribe e América do Sul, Manuel Reyes-Retana.


Ao longo da manhã serão realizadas duas sessões com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, entre eles o coordenador de Acesso ao Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua. No primeiro painel “Preparando o cenário: Tendências globais no financiamento de PMEs”, Beviláqua tratará das mudanças no cenário brasileiro de financiamento de pequenos negócios no Brasil nos últimos cinco anos e sobre a atuação do Sebrae no acesso a crédito e investimentos dos pequenos negócios. Além disso, o analista vai expor os primeiros resultados de seus novos estudos sobre a economia e o financiamento de pequenos negócios centrados em propostas de atuação e construção de políticas públicas e parcerias.


No período da tarde, as discussões envolvem a participação de representantes do Mercado Livre e Mercado Pago, PagSeguro e NuBank, entre outros, que irão tratar de soluções tecnológicas concebidas para superar desafios relacionados à expansão de serviços às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).


Ao final do dia, o painel “Segmentos mal servidos: mulheres, jovens e produtores rurais e o caminho pela frente” vai discutir como grupos específicos de empreendedores enfrentam os desafios de acesso a financiamentos e quais são as soluções, políticas e práticas atuais no contexto de tendências gerais apresentadas durante o primeiro painel. Entre os conferencistas está a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros. Nos últimos cinco anos, o programa do Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de mulheres empreendedoras com ações para incentivar, valorizar e acelerar a jornada do empreendedorismo feminino.


Agência Sebrae de Notícias


Leia Mais:

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia