Não é só um aplicativo de mensagens. Países e empresas do mundo todo usam a ferramenta para fins de negócios e institucionais. Entenda!
Na segunda-feira, o Facebook sofreu uma paralisação de 6 horas (a pior desde 2008) que também derrubou o Instagram e o WhatsApp.
Para muitos usuários americanos, ir para o Twitter e fazer memes foi uma boa opção. No entanto, a paralisação foi muito mais assustadora em outras partes do mundo...
... porque o WhatsApp se tornou uma infraestrutura crítica
De acordo com o Business of Apps, o aplicativo de propriedade doFacebook:
Tem usuários de 2,5B+ em todo o mundo
É o aplicativo de mensagens mais popular em mais de 100 países
Em países em desenvolvimento com opções de telecomunicações subdesenvolvidas (ou excessivamente caras, como no Brasil), o WhatsApp é a alternativa ao texto.
Sete países - Quênia, África do Sul, Nigéria, Argentina, Malásia, Colômbia e Brasil - têm 90% de sua população no aplicativo.
Muito mais do que mensagens
O WhatsApp oferece serviços críticos (e diferentes) para países ao redor do mundo, segundo o The Washington Post:
No Líbano, testes COVID-19 podem ser encomendados no aplicativo
Na Argentina, um chatbot conecta pacientes a médicos para relatar sintomas de COVID
Uma missão diplomática filipina nos Emirados Árabes Unidos usa o aplicativo como uma linha direta para seus cidadãos que trabalham no país
No Brasil, cidadãos usam diretório no aplicativo de mil varejistas
O maior mercado do aplicativo - Índia (390 milhões de usuários) - tem 15 milhões de pequenas empresas usando sua plataforma WhatsApp Business.
A perda do WhatsApp...
... foi um grande ganho para aplicativos de mensagens criptografadas concorrentes:
Telegram saltou 55 lugares para o número 1 em downloads de iPhone nos EUA
Signal ganhou milhões de usuários depois de receber endosso do CEO do Twitter Jack Dorsey (e do denunciante Edward Snowden)
A paralisação do Facebook aconteceu um dia após o desmascaramento do denunciante da rede social, a ex-funcionária Frances Haugen. Ambos os incidentes - ressaltados pela importância do WhatsApp - dão mais credibilidade à crença de que o Facebook precisa de mais regulamentação.
Comments