Segundo estudos realizados pela Universidade de Princeton, leva apenas um décimo de segundo para que o ser humano julgue uma pessoa com base em seu rosto. Por isso, uma boa apresentação de imagem e de discurso fazem a diferença na hora de apresentar o seu negócio

Segundo estudos realizados pela Universidade de Princeton, leva apenas um décimo de segundo para que o ser humano julgue uma pessoa com base em seu rosto. Por isso, uma boa apresentação de imagem e de discurso fazem a diferença na hora de apresentar o seu negócio.
O conhecido programa "Shark Tank Brasil", que coloca empresários e investidores frente a frente, revela a importância de um bom pitch. Os empreendedores possuem apenas 3min para apresentar o seu negócio, produto ou ideia e os "tubarões" tem 7 min para fazer perguntas e decidir se irão investir ou não naquela empresa. Parece radical colocar o destino do seu negócio em apenas poucos minutos de apresentação, mas a técnica pode realmente mudar a trajetória do seu empreendimento.
Ao se deparar com outros empresários ou grandes investidores, o momento da apresentação do seu negócio não é um lugar para erros. Segundo o fundador da plataforma Belém Negócios e gestor de uma comunidade com mais de 200 empresários, Rodrigo Souza, o pitch é uma oportunidade como nenhuma outra.

"Quando eu comecei com o Belém Negócios eu não tinha investimentos, mas eu acreditava no negócio que eu estava criando. Por isso, eu aproveitei todas as oportunidade de apresentar a plataforma e a comunidade mesmo que fosse uma 'simples conversa de elevador' e foi isso que me trouxe até aqui. Foi através dos pitches em reuniões rápidas que eu consegui mais oportunidades e aos poucos conseguimos posicionar a Comunidade Belém Negócios como uma das maiores da região".
Então, ter o seu discurso preparado para os momentos certos e saber utilizar a melhor combinação de palavras para captar a atenção das pessoas e gerar a curiosidade necessária faz total diferença na caminhada empresarial de pessoas com ideias e produtos inovadores. Porém, estar cercado de pessoas que podem contribuir para com o seu negócio também faz parte da equação do pitch perfeito.
"Não basta ter o discurso preparado se não há quem escute a sua ideia ou invista no seu negócio. É preciso sair da zona de conforto e se colocar em contato com outros empresários, gerando networking qualificado e encontrando parceiros e investidores que estejam alinhados com a sua visão de negócio e possam somar com a sua empresa", comenta Rodrigo Souza.
Ao gerir a Comunidade Belém Negócios, o publicitário e empresário percebeu cada vez mais a importância de estar em ambientes empresariais diversificados. A partir disso, Rodrigo Souza desenvolveu diversos produtos e encontros que reúnem negócios de vários segmentos e proporcionam a troca de experiências, contatos e insights entre o empresariado da região.
Networking qualificado
Um dos produtos desenvolvidos pela plataforma é o Belém Negócios Connection. Um encontro que conectará empresas do Pará com empresas de São Paulo visando a expansão dos negócios paraenses e o networking de alto nível que pode ser gerado em eventos como este.

Será um momento de troca de experiências e a partir do encontro dos 40 empresários que estarão no evento. "Esse é o momento ideal para colocar em prática tudo o que é necessário para ter um bom pitch. Durante todo o evento os CEOs, executivos e fundadores de empresas poderão conversar, debater e aprender uns com os outros. Eu diria que é o famoso 'estar no lugar certo na hora certa'. Quem souber aproveitar poderá voltar com uma parceria ou um investimento fechado", complementa o CEO.
O Belém Negócios Connection é uma realização da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) em parceria com a plataforma Belém Negócios e terá uma extensa programação com palestras, painéis, rodadas de negócios e pitches. O encontro ocorre dia 27 de setembro, no Clube Coworking, na Avenida Paulista.
Confira a programação completa:
9h - Abertura e momento de networking
10h - Painel "Estudo de Mercado", com Cátia Zini, especialista imobiliária que atua em Belém e em São Paulo; Patrícia Coelho, idealizadora do Club Coworking; e Dina Carmona, empresária, publicitária e influenciadora paraense
11h - Palestra CODEC "Desvendando o Potencial do Pará: As Ações da CODEC para Atrair e Gerenciar Investimentos", com Manoel Ibiapina, Diretor de Atração de Investimentos da CODEC; e Sabrina Sena, Gerente de Novos Negócios da Companhia.
14h - Pitches empresariais
17h - Hot Seat "Como Fazer Grandes Parcerias", com Leopoldo Couceira, CEO da Quadra Engenharia.
18h - Apresentação "NSA - Negócios Sustentáveis da Amazônia", com Dina Carmona, empresária e publicitária; e Rodrigo Souza, fundador da plataforma Belém Negócios.
Comentários