Petrobras obtém licença do Ibama para pesquisar petróleo na Bacia da Foz do Amazonas
- Redação
- 20 de out.
- 1 min de leitura

A Petrobras recebeu licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para explorar a Margem Equatorial brasileira. A autorização, emitida nesta segunda-feira, 20, permite a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a cerca de 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.
A estatal informou que a sonda já está posicionada e que a perfuração deve começar imediatamente, com duração estimada de cinco meses. O objetivo é obter informações geológicas e avaliar o potencial econômico de petróleo e gás na região. Nessa fase, não há produção de petróleo.
Em nota, a Petrobras destacou ter cumprido todas as exigências ambientais do Ibama e mencionado que, em agosto, realizou uma Avaliação Pré-Operacional (APO) com simulação in loco. O procedimento confirmou a capacidade técnica e a eficácia do plano de resposta a emergências da empresa.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a concessão da licença ambiental para a perfuração do poço FZA-M-59. Segundo nota divulgada pelo ministério, a autorização do Ibama marca um avanço decisivo na exploração da Margem Equatorial, considerada uma das novas fronteiras mais promissoras do setor de petróleo e gás no mundo, com potencial de 10 bilhões de barris recuperáveis.


