top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Pesquisa: Consumo de Notícias nas Redes Sociais 2021

Pesquisa revela como e onde os usuários de redes sociais estão procurando notícias regularmente. Mais da metade dos usuários do Twitter acompanham notícias no site. Enquanto os adultos preferem Facebook e Instagram, os jovens acompanham em plataformas menos convencionais.


Pesquisa: Consumo de Notícias nas Redes Sociais 2021
Imagem: Unsplash

Enquanto as mídias sociais e as empresas de tecnologia enfrentam críticas por não fazerem o suficiente para conter o fluxo de informações enganosas em suas plataformas, uma parte considerável dos americanos continua a recorrer a esses sites em busca de notícias.


Um pouco menos da metade (48%) dos adultos norte-americanos dizem que acompanham notícias nas redes sociais "frequentemente" ou "às vezes", uma queda de 5 pontos percentuais em comparação com 2020, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, realizada de 26 de julho a 8 de agosto de 2021.



Quase um terço dos americanos recebe notícias regularmente no Facebook


Quando se trata de onde os americanos recebem notícias regularmente nas redes sociais, o Facebook ultrapassa todos os outros sites de mídia social.


A pesquisa perguntou aos usuários de 10 sites de mídia social se eles recebem notícias regularmente, cerca de um terço dos adultos norte-americanos (31%) afirmam que recebem notícias regularmente no Facebook, enquanto cerca de um em cada cinco americanos (22%) afirmam que recebem notícias regularmente no YouTube. Twitter e Instagram são fontes regulares de notícias para 13% e 11% dos americanos, respectivamente.


Outros sites de mídia social têm menos probabilidade de ser fontes regulares de notícias. Menos de um em cada dez americanos afirma receber notícias regularmente do Reddit (7%), TikTok (6%), LinkedIn (4%), Snapchat (4%), WhatsApp (3%) e Twitch (1%).


A porcentagem de americanos que recebem notícias regularmente desses sites permaneceu praticamente inalterada desde 2020, embora a proporção de americanos que recebem notícias regularmente no Facebook tenha diminuído ligeiramente (36% em 2020 contra 31% em 2021).


Grande parte dos usuários recebe notícias regularmente através Twitter


Ao observar a proporção de usuários de cada site de mídia social que recebem notícias regularmente, alguns sites se destacam como sendo mais "informativos", mesmo que seu público total seja relativamente pequeno.


O Twitter, por exemplo, é usado por 23% dos adultos norte-americanos, mas mais da metade desses usuários (55%) recebe notícias no site. Por outro lado, o YouTube, embora amplamente utilizado, vê uma parcela menor de seus usuários acessando o site em busca de notícias regularmente (30%).


No geral, a porcentagem de usuários de cada site que recebem notícias permaneceu relativamente estável desde 2020, um ano que incluiu tanto uma eleição presidencial quanto a eclosão da pandemia COVID-19. No entanto, tanto o Facebook quanto o TikTok resistem a essa tendência. A parcela de usuários do Facebook que afirmam receber notícias regularmente no site diminuiu 7 pontos desde 2020, de 54% para 47% em 2021.



O TikTok, por outro lado, observou um ligeiro aumento na parcela de usuários que afirmam que sim "recebo notícias regularmente no site", passando de 22% para 29% nesse período.


Em alguns casos, existem diferenças demográficas drásticas entre as pessoas que recorrem a cada site de mídia social para obter notícias. Por exemplo, os adultos brancos constituem a maioria dos consumidores regulares de notícias do Facebook e Reddit (60% e 54%, respectivamente), mas apenas quatro em cada dez consumidores de notícias do Instagram (36%) são brancos.


Tanto os adultos negros quanto os hispânicos constituem, cada um, uma porção considerável dos consumidores regulares de notícias do Instagram (20% e 33%, respectivamente). Pessoas que recebem notícias regularmente no Facebook têm mais probabilidade de ser mulheres do que homens (64% contra 35%), enquanto dois terços dos consumidores regulares de notícias do Reddit são homens.


A maioria dos consumidores regulares de notícias no LinkedIn (57%) possui um diploma universitário de quatro anos ou mais. Os adultos mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos, têm muito mais probabilidade de receber notícias regularmente no Snapchat e no TikTok do que outras faixas etárias.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page