top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

‘Palco Belém’ Lança Novas Versões do App e do Guia de Espaços Teatrais

Plataforma visa auxiliar o setor artístico na escolha por espaços de apresentação e o público na busca por espetáculos, além de manter a memória dos patrimônios culturais da capital



No próximo sábado, dia 28, como parte das comemorações do aniversário de 407 anos de Belém, serão lançadas as novas versões do aplicativo para smartphones e do Guia de Espaços Teatrais do projeto “Palco Belém” que reúne informações sobre os eventos culturais e espaços teatrais da capital paraense.


O lançamento ocorrerá de forma online, através do site, app e redes sociais do projeto; e também de maneira presencial, dentro da programação do [Conecta] da Paz, na Usina da Paz Jurunas/Condor, evento da Convenção Nerd e de Tecnologia da Amazônia (CONECTA) em parceria com o Governo do Pará, que reúne diversas atrações relacionadas à cultura pop, apresentações musicais, concursos de cosplay e feira geek – como estímulo ao empreendedorismo local.



O projeto “Palco Belém” foi iniciado em 2021 com o desenvolvimento da primeira versão do mapeamento de espaços teatrais de Belém realizado com apoio da Lei Aldir Blanc (Edital de Patrimônio Cultural Material 2020), que vem sendo atualizado pela equipe do projeto de forma independente desde então. Em janeiro de 2022 foi lançado o aplicativo e a primeira edição do Guia de Espaços Teatrais de Belém.


E neste ano de 2023 foram ampliados de 16 para mais de 20 espaços cênicos espalhados por toda Belém mapeados pela plataforma. No mapeamento são apresentadas informações relevantes de cada local, tais como a capacidade de público, histórico, endereço, além de imagens internas e externas desses espaços culturais.


Assim como no ano passado, “esse pacote de atualizações está sendo lançado novamente no mês de janeiro como forma de presentear os belenenses com essas ferramentas, que contribuem para o reconhecimento da história do nosso povo por meio de nossos patrimônios teatrais e eventos culturais produzidos e apresentados nos nossos palcos”, comenta Sofia Lobato, coordenadora do projeto.


“É uma alegria para nós saber que os nossos espaços de cultura estão crescendo tanto em quantidade quanto em popularidade. Na primeira etapa, não poderiam faltar locais tradicionais e conhecidos como Theatro da Paz e Margarida Schivasappa, mas também incluímos espaços mais alternativos e experimentais como Centro Cultural Atores em Cena, Espaço das Artes de Belém e Casarão do Boneco. Desta vez foram acrescentados o Teatro Popular Nazareno Tourinho e as Usinas da Paz, espaços de cultura inaugurados recentemente em Belém”, complementa a coordenadora.


O ator e produtor teatral Gê Souza, presidente fundador da escola de teatro Atores em Cena destaca que “o mapeamento de espaços teatrais desenvolvido pelo Palco Belém é uma excelente ferramenta para todos os envolvidos na produção de arte e cultura da cidade, facilitando a busca de espaços cênicos adequados para cada apresentação. E a divulgação dos eventos na plataforma faz com que as nossas produções culturais alcancem um público maior".


Atualização do Aplicativo

O aplicativo para smartphones do Palco Belém conta com uma agenda de eventos culturais e o mapeamento de espaços teatrais da cidade. No próximo dia 28, ganhará uma atualização para facilitar a busca e exploração do conteúdo. Essa tecnologia também foi desenvolvida com o intuito de fortalecer o turismo em Belém, colocando a capital do Pará como rota do turismo cultural, dando visibilidade para os espaços teatrais e para a arte produzida aqui, que fazem parte do patrimônio cultural e artístico paraense.

Esse app foi inicialmente desenvolvido para o sistema Android e está disponível na loja Play Store do Google. A equipe do projeto está trabalhando para lançar em breve uma versão do aplicativo para o sistema iOS da Apple.


O Guia de Espaços Teatrais 2023


O novo material contém um resumo com fotos de mais de 20 espaços teatrais de Belém, com as características de cada local, além de um mapa indicando a localização desses teatros pela cidade.

Ele será atualizado anualmente, ficando como um compilado do patrimônio cultural de Belém. É uma maneira de registrar a memória desses espaços e fazer com que as pessoas mantenham o interesse pela nossa cultura, despertar a curiosidade de quem ainda não conhece determinado teatro e estimular o hábito de frequentar os eventos culturais que acontecem nesses espaços.


Reconhecimento


A iniciativa já foi reconhecida com o Prêmio Olavo Lyra Maia, de estímulo ao turismo na Amazônia e com o Programa Startup Pará, que premia ideias inovadoras implementadas no estado; ambos em 2022, em junho e agosto, respectivamente.


Em 2022 o Palco Belém contabilizou 1.484 eventos culturais de todos os tipos, entre espetáculos de teatro, música, dança, circo, divulgados em todos os seus canais – site, app e redes sociais.


A nova versão do aplicativo e o Guia de Espaços Teatrais 2023 em formato digital estarão disponíveis para baixar no sábado (28), às 16 h. No mesmo dia e horário, será feita uma distribuição para o público de cópias físicas do Guia de Teatros no [Conecta] da Paz, na Usina da Paz do Jurunas/Condor.



Serviço:


Lançamento do Guia de Espaços Teatrais de Belém 2023 e das novas versões do App e Site do Palco Belém

Data: 28/01/2023

Hora: 16 h

Local (presencial): Usina da Paz Jurunas/Condor entre a Av. Bernardo Sayão e Trav. Honório José dos Santos. S/N

Local (online): Site: www.palcobelem.com.br

Instagram: www.instagram.com/palcobelem

App: www.palcobelem.com.br/app (disponível na PlayStore)

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page