top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Por que a OMS Não Está Preocupada com o Surto da Varíola do Macaco

Autoridades de saúde e políticas têm soado cautela sobre a disseminação de macacos, particularmente casos que não foram ligados a viagens a países endêmicos


varíola do macaco, varíola, monkey pox, doenças virais

A Organização Mundial da Saúde disse que é improvável que o surto de varíola de macaco leve a uma pandemia global, mas que é muito cedo para descartá-lo completamente.


Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da OMS, e Rosamund Lewis, especialista em macacos e oficial técnico na sede da OMS, fizeram os comentários durante uma reunião online na última segunda-feira, 30.



Lewis disse sobre a chance de uma pandemia de macaco: "Não sabemos, mas não pensamos assim."


"No momento, não estamos preocupados com uma pandemia global", disse ela. "Mas ainda não temos as respostas para esta pergunta."


Briand disse que "ainda há muitas incógnitas" sobre a propagação do macaco pox e que "a situação está evoluindo e mudando muito rapidamente".


Briand disse que a varíola não representa o mesmo risco que o Covid-19 porque não era tão transmissível e "é uma doença que já conhecemos".


"O que estamos vendo agora é uma situação muito incomum", acrescentou. "Mas ainda achamos que esse surto é contido."


Varíola do Macaco é uma doença rara que pode causar furúnculos dolorosos e infecciosos. O vírus geralmente aparece na África Central ou Ocidental, mas de repente começou a se espalhar em mais países.



As autoridades expressaram preocupação com a disseminação de macacos que não foram ligados a viagens a países endêmicos. O Reino Unido havia identificado 179 casos de varíola de macacos até segunda-feira, enquanto os EUA relataram 15 casos da doença.


"A maioria dos novos casos de Varíola do Macaco, no entanto, agora estão sendo relatados em países não endêmicas", disse Lewis. "A maioria dos casos sabe que não temos links para viajar."


A varíola é causada por um vírus semelhante ao que causa varíola, uma doença que foi erradicada há mais de 40 anos. Os primeiros sintomas da varíola de macaco incluem febre, dor de cabeça, linfonodos inchados e calafrios. Uma erupção cutânea aparece mais tarde e a doença geralmente dura entre duas e quatro semanas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças aconselham as pessoas com esses sintomas a entrar em contato com seu profissional de saúde.


*O conteúdo foi publicado originalmente no Insider


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page