top of page

Oficina de Negócios: confira como foi o primeiro encontro da iniciativa

A iniciativa Oficina de Negócios - Jornadas Sustentáveis foi desenvolvida pela plataforma Belém Negócios com o objetivo de promover o desenvolvimento da sustentabilidade e inovação nas empresas regionais como preparação para as oportunidade da COP-30


O primeiro encontro das Oficinas de Negócios foi com o fundador da Via Floresta, Jose Mattos. Foto: Victor Cidade/Belém Negócios

O primeiro encontro da iniciativa Oficina de Negócios - Jornadas Sustentáveis ocorreu nesta quinta-feira, dia 8, e contou com a presença de parceiros, membros da Comunidade Belém Negócios, inscritos e convidados. O evento teve como tema "Como Tornar a sua Empresa Sustentável" e o fundador da Via Floresta, José Mattos, foi o palestrante.


Ao todo, 50 pessoas compareceram ao evento que ocorreu no Ed. Metropolitan Tower, centro da cidade. A Oficina contou com uma palestra interativa e completa que abordou o tema "Sustentabilidade e ESG Para Todos", o palestrante José Mattos apresentou números e estratégias que podem ser aplicadas nas empresas que desejam pensar e desenvolver a sustentabilidade de forma tangível a partir deste ano.


Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da CODEC, Pádua Rodrigues. Foto: Victor Cidade/Belém Negócios

"É uma temática muito importante para o momento atual. A palestra foi bastante completa e trouxe pontos importantes a serem discutidos pelas empresas que desejam se desenvolver de forma sustentável e atrair mais investimentos", comentou o diretor de estratégia e relações institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Pádua Rodrigues.


Além do diretor da CODEC, também estiveram no evento os parceiros Marcelo Buch e Daniela Teixeira (Consulting Now), Maria Trindade (SECTEC/Startup Pará) e Bruno Giovany (Embrapa), além de alguns palestrantes das Oficinas como Dina Carmona e Aharon Alcolumbre.



Os membros da Comunidade Belém Negócios também compareceram ao evento, Yasmin Batista fundadora da doceria Casa da Comadre afirmou que as Oficinas iniciaram uma jornada importante. "A oficina deu início a uma jornada extraordinária, ganhamos muito em evolução dos negócios e no nosso processo pessoal e social. Parabéns ao Jose Mattos pela palestra gentil e grandiosa e ao Rodrigo Souza e toda equipe do evento".


Paulo Roque, fundador da produtora audiovisual N2 Filmes, complementou dizendo que é necessário pensar e praticar o ESG e a sustentabilidade. "Precisamos pensar e praticar a sustentabilidade em cada gesto, todos os dias, em todos os momentos de nossas vidas. Oficina de Negócios com conteúdo de alto impacto!".


Bruno Giovany, Chefe de Centro de Pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental. Foto: Victor Cidade/Belém Negócios

As Oficinas de Negócios tem o objetivo de capacitar e incentivar o empresariado da região a desenvolver em suas empresas temáticas como a sustentabilidade, inovação e ESG, além de criar um ambiente de Network ativo entre empresas de diversos ramos e setores. Ao todo, as Oficinas terão 6 encontros com 12 palestrantes de fevereiro a julho deste ano. A iniciativa pretende direcionar cada negócio para uma jornada em direção a um desenvolvimento sustentável prático e aplicável com foco na COP-30 em 2025.


Entre os especialistas e empresários convidados estão Alex Dias Carvalho, presidente da FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará), Joanna Martins, CEO da Manioca e Omilton Quaresma, Master Blender e CEO da Destilaria de Cachaça da Amazônia.



"Foi um evento bem interessante, conseguimos nos aproximar de diversas empresas e entender de que forma essa rede tem valorizado a bioeconomia da Amazônia. É importante para a Embrapa estar aproxima desses diálogos e mostrar como podemos auxiliar os negócios através da nossa inovação aberta, a exemplo do Programa InovAmaz", comentou Bruno Giovany, chefe de Centro de Pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental.


A iniciativa conta com o patrocínio e apoio de empresas como a Leal Moreira, líder em construção de condomínios de luxo no Pará; Agropalma, maior produtora de Óleo de Palma sustentável das Américas e Consulting Now, empresa de consultoria empresarial especializada em alavancagem de resultados e reorganização de empresas de pequeno e médio porte.


Confira algumas fotos do evento:




Oficina de Negócios - Jornadas Sustentáveis


Leia Mais: