top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

O Que Você Deve Fazer Ao Receber Um Elogio

OPINIÃO


Há evidências crescentes de que os elogios beneficiam tanto o doador quanto o receptor, mas que as pessoas dão menos elogios do que provavelmente deveriam. Na minha última peça para Fast Company, concentrei-me em alguns fatores que podem fazer as pessoas se esquivarem de fazer elogios. Agora, quero me voltar para o que você deve fazer se alguém te elogiar.


É difícil para muitas pessoas receber um elogio. Existem algumas razões para essa dificuldade. A primeira é que a maioria das pessoas não quer ser vista como vã ou arrogante. Então, quando alguém te elogia, isso cria um leve constrangimento em que o destinatário sente que aceitar o elogio fará parecer que está reconhecendo publicamente sua própria grandeza - o que não está longe de se gabar. Além disso, muitas pessoas têm reservas sobre seu próprio desempenho e, portanto, podem não sentir que merecem o elogio que receberam.


Devido a esse desconforto, as pessoas desenvolvem uma série de estratégias de deflexão para elogios. Uma delas é negar a coisa pela qual eles foram elogiados (“Não, eu não sou realmente um grande escritor.”). Uma segunda é minimizar a conquista pela qual eles foram elogiados (“Honestamente, não foi uma tarefa tão grande.”). Um terceiro é apontar para todas as outras pessoas responsáveis pela conquista (“Realmente, todo o crédito deve ir para Sarah, que carregou a carga por este trabalho.”)


As duas primeiras dessas estratégias criam um problema. Um elogio deve fazer você se sentir bem, e também deve fazer com que o elogiador se sinta bem. Se você minimizar ou negar completamente a conquista, isso o levará a associar a obtenção de um elogio com a autoconversa negativa, o que pode acabar por diminuir seu humor. Também faz com que o elogiador sinta que precisa fazer mais trabalho para fazer seu ponto de vista entender, o que reduz a alegria que eles recebem ao fazer o elogio.


Isso significa que quando alguém o elogia - independentemente de seus instintos - você deve começar reconhecendo o elogio. Um simples, "Obrigado, eu realmente aprecio isso", é bom o suficiente. Essa expressão de apreço permite que o elogiador saiba que eles foram compreendidos.


Em seguida, você tem que sufocar o desejo de minimizar a conquista. Se você fez algo que outra pessoa tira um tempo para elogiar, aproveite o momento. Independentemente do que você acha que realizou ou qual seja o seu nível de habilidade ou talento, outra pessoa ficou impressionada com isso.


Lembre-se de que muitas vezes você pode ser seu próprio crítico mais afiado. Sempre há alguém por aí que é mais talentoso ou habilidoso do que você em quase tudo. Então, é natural sentir que você não está à altura de alguém que é mais um especialista do que você. Mas isso não significa que você não seja muito bom no que faz. Receber elogios graciosamente é uma maneira de se lembrar o quão longe você chegou.


Finalmente, se você está em uma posição de liderança ou membro de uma ótima equipe, não há problema em reconhecer a ajuda de outras pessoas para alcançar seus objetivos. Quando alguém o elogia por uma conquista, depois de agradecê-los, você pode listar algumas das principais pessoas que também contribuíram para que isso acontecesse. Isso é particularmente valioso quando você é um líder. Grandes líderes espalham o crédito por conquistas significativas (e assumem a culpa pelos erros).


(Publicado originalmente por Fast Company)

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page