top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

O Que É SWIFT?

Entenda a sigla financeira criada na Bélgica em 1973 e que permite a padronização de informações financeiras e transferências de recursos entre bancos ao redor do mundo



O destino infeliz das siglas financeiras é que, para a maioria das pessoas, seu significado não alcança todas as pessoas (EBITDA, SPAC, ETF, e inúmeros outros). É o caso da SWIFT, sigla em ingês para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Afinal, o que significa isso?


Com a Rússia enfrentando sanções RÁPIDAS, fizemos uma pequena pesquisa para ir além da sigla e descobrir por que swift importa, e o que as sanções realmente significam.


Cursos na área:


SWIFT e o seu significado


A principal função do SWIFT é servir como um sistema de mensagens que fornece instruções de transação para transferências internacionais entre seus membros (bancos).


Antes do SWIFT, ao transferir fundos internacionalmente, os bancos precisavam descrever as transações manualmente — usando frases — o que abria as portas para erros humanos e longos tempos de processamento.


A principal inovação da SWIFT é o uso de códigos, que se aplicam tanto aos seus membros quanto às transações:


  • Cada instituição membro recebe um código, que identifica seu país, cidade e instituição

  • Cada tipo de transação obtém um código especificando o que está acontecendo (por exemplo, pagamento do cliente, transferências bancárias, etc.)

Seu uso de códigos, juntamente com a segurança de sua plataforma, tornaram a SWIFT a rede dominante para comunicações globais de transações.



Qual é a importância do SWIFT?


Em suma, muito relevante. Segundo a BBC, a rede SWIFT:


  • É usado por bancos de 11k em mais de 200 países

  • Alimenta mais de 40 milhões de mensagens por dia que influenciam trilhões de dólares em transações

SWIFT e a Rússia


Esta escala representa um problema para a Rússia. Cortar seus bancos da SWIFT significa que os bancos terão que lidar diretamente uns com os outros, adicionando atrasos e custos às transações globais do país.


Esta não é a primeira vez que sanções são impostas


Em 2012, como parte das sanções devido ao seu programa de armas nucleares, o Irã foi expulso da SWIFT. As sanções totais resultaram em uma queda de 50% na receita do petróleo e uma redução de 30% no comércio exterior.


A notícia das sanções já causou uma queda acentuada para o rublo, a moeda local da Rússia, e acredita-se que tenha implicações mais amplas.



Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page