Nova ponte em Barcarena terá investimento de R$ 95 milhões e promete otimizar economia
- Otto Marinho
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
A Obra vai reduzir o tempo do deslocamento para o polo industrial da cidade, trazendo mais rapidez no fluxo econômico da região

Está sendo preparada para oficialização a Ordem de Serviço que vai garantir a construção da ponte sobre o Rio Itaporanga, um investimento estadual de R$ 95 milhões no município de Barcarena, que desde abril do ano de 2023, pertence à Região Metropolitana de Belém. A obra viabilizará a infraestrutura e mobilidade urbana na cidade, além de alavancar a economia, reduzindo em aproximadamente 40 minutos o deslocamento entre a sede da cidade e o polo industrial, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.
A obra – uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Barcarena – será realizada no eixo da PA-481, fazendo ligação com a PA-151, e vai viabilizar o transporte rodoviário sem grandes interferências na hidrovia natural do rio, com mínimo impacto ambiental na região criando uma ligação direta entre Barcarena e os bairros São Francisco, Laranjal, Vila dos Cabanos e o Distrito de Vila do Conde.
Os serviços serão executados através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e vão garantir uma estrutura de característica estaiada, método construtivo que, além da segurança, proporciona um visual que normalmente torna as pontes cartões-postais nos locais onde são construídas.
Com uma extensão de 380 metros, a Ponte sobre o Rio Itaporanga terá 11,70 metros de largura, com duas pistas de rolamento, sinalização viária, ciclovia e calçada; além de iluminação pública com postes de led.
Atendendo as demandas energéticas de sustentabilidade, serão instaladas placas fotovoltaicas, um dos principais equipamentos do sistema de energia solar. As vias da ponte garantirão tanto o tráfego para veículos, como também para pedestres e ciclofaixas.
Economia local aquecida
O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, enfatizou que o novo equipamento público irá alavancar a economia do município e do Estado. “A nova ponte impulsionará o comércio local e atrairá novos investimentos, consolidando Barcarena como um polo estratégico no Pará".
"A obra facilitará o transporte de mercadorias, reduzindo custos logísticos e melhorando o acesso às rodovias estaduais. Como Barcarena é um importante corredor logístico do Pará, essa infraestrutura otimiza o escoamento da produção industrial e agrícola, beneficiando tanto grandes indústrias quanto pequenos produtores rurais”, destaca Renato Ogawa.
Comentarios