top of page
Foto do escritorRedação

Nova frota de ônibus é anunciada para a região metropolitana de Belém; saiba mais

Os veículos serão equipados com wi-fi e ar-condicionado

Ônibus modelo Euro 6

O governo do Estado do Pará anunciou na última terça-feira, 10, a renovação da frota do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Belém. Os veículos, que possuem baixa emissão de gás carbônico, ou seja, com padrão ambiental, serão climatizados e com internet gratuita, e devem chegar dentro de 120 dias.


A renovação da frota ocorreu devido à parceria entre Governo do Pará, Prefeitura de Belém e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém. O acordo ainda deve garantir isenção tributária às empresas que executarem o serviço, condicionadas a metas de melhorias. O investimento é de R$250 milhões.


Segundo o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, os novos veículos farão integração ao BRT. "É importante registrar que os ônibus vão atender as linhas troncais de Ananindeua e Marituba, em um processo de renovação de frota, com ônibus que reduz a emissão de gases do efeito estufa, portanto ecologicamente corretos".


Vale frisar que a licitação para o transporte coletivo segue sem resultados há mais de nove meses. Nenhuma empresa até hoje demonstrou interesse na prestação do serviço. O edital, que já foi publicado duas vezes, prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.


De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, o acordo é inédito e histórico. “Nunca na história de nossa região o governador do Estado se preocupou tanto com a qualidade desse serviço, já que esse serviço é municipalizado. É um acordo histórico inédito, e que a gente tem total certeza que vai ser uma virada de página na qualidade do serviço. Foram meses de estudos, de viabilidade, para que a gente, agora, efetivamente, vire a página da qualidade do transporte na nossa capital. É um acordo inédito e histórico, porque”, explica Paulo Gomes.


Por Vanessa Lago



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page