Nova etapa: Petrobras e MIDR avançam em parceria para explorar a margem equatorial
- Rodrigo Lopes
- 23 de jan.
- 1 min de leitura
Plano alia exploração de petróleo e gás na foz do Amazonas ao desenvolvimento sustentável e inclusão social na região Norte

O ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Petrobras firmaram parceria estratégica para explorar petróleo e gás na Margem Equatorial, localizada a 540 quilômetros da foz do rio Amazonas. Durante reunião conduzida pelo ministro Waldez Góes e o assessor especial da presidência da Petrobras, Giles Azevedo, foram discutidos desafios e ações para garantir que a exploração contribua para o desenvolvimento sustentável da região, preservando sua biodiversidade e envolvendo comunidades tradicionais.
Desenvolve Amazônia: um eixo estratégico
A exploração da Margem Equatorial será integrada ao programa Desenvolve Amazônia, que busca dinamizar as vocações regionais (do petróleo e gás à mineração, pesca e manejo florestal) promovendo a distribuição de riquezas e melhorias sociais.

Políticas de desenvolvimento regional e territorial
As iniciativas como as Rotas de Integração Nacional e o programa Cidades Intermediadoras pretendem dinamizar setores produtivos e construir agendas de desenvolvimento com os prefeitos locais.
A parceria entre o MIDR e a Petrobras promete promover um novo ciclo de desenvolvimento para a Margem Equatorial, alinhando exploração de recursos naturais à sustentabilidade e inclusão social. Além disso, as ações visam integrar políticas públicas que dialoguem com as potencialidades da região, garantindo investimentos sólidos e duradouros para o Norte do Brasil.
Comments