Network empresarial: a poderosa estratégia que pode acelerar o seu negócio; veja por onde começar
- Rodrigo Soupe
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
O potencial de uma empresa pode ser definido pelo network do seu líder

Network empresarial. Por onde começar?
Quanto mais conexões estratégicas você possui mais o seu negócio vai prosperar.
Não existe nenhum grande negócio no mundo sem que o seu líder não tenha desenvolvido um network a altura.
A vantagem é que essa estratégia é mais democrática do que se imagina.
Começasse contratando os melhores profissionais, os melhores fornecedores. Um bom networking sempre inicia internamente.
A partir daí passasse a pensar em atrair os melhores clientes e parceiros. E a medida que o interesse aumenta, mais se investe em relacionamento: me refiro a tempo e dinheiro.
Como? De diversas formas. Escolha intencionalmente quem são os parceiros próximos que você quer estreitar um relacionamento profissional e de parceria. Pergunte-se se essas pessoas vão te levar a lugares, salas e eventos que você precisa frequentar.
Eu costumo comparar com o tênis. Um tenista sempre vai preferir jogar contra oponentes melhores, para que assim ele possa se desafiar e aprender mais.
No mundo dos negócios é assim. Aproxime-se de empresas e pessoas que vão somar para sua vivência empreendedora. Que vão te acrescentar insights.
Isso deve ser feito de maneira colaborativa. Sem interesse comercial, a princípio.
Esse exercício deve ser diário. Invista nisso e verá, no passar dos anos, que a sua rede estará crescendo de forma estratégica e inteligente, de acordo com o momento da sua empresa.
Haverá situações difíceis que com algumas ligações, não mais que duas, chegará a soluça. Outros efeitos também serão percebidos. E você deverá valorizar muito isso. E retribuir da melhor forma.
Cada networking é único. Você precisa analisar o tempo todo como está o seu. Ninguém tirará isso de você. Pois os seus contatos são seus. Mesmo o seu sócio nunca terá o seu network, porque afinal você se interessa por canoagem e ele não sabe nadar.
Um network bem executado pode salvar negócios na crise enquanto um network descuidado pode ser o motivo de sua ruína.
Quer começar? Então observe a sua equipe, observe os seus parceiros mais próximos. Eles são os melhores? Se não, volte uma casa. Se sim, então comece a olhar pela janela da sua empresa e entenda que é fora dela que o seu network vai evoluir.
Saia pela porta da frente na hora do almoço e só volte para acompanhar processos e para fazer reuniões.
Sim, o seu network não vai até a sua mesa. Você tem que ir atrás dele, todos os dias. Afinal, os seus futuros novos parceiros nem sabem que você existe. E certamente eles não vão bater na sua porta”.
Por Rodrigo Soupe, líder da Comunidade Belém Negócios.
Yorumlar