top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Minas Gerais: Estrutura De Barragem Gigantesca Gera Preocupação

Barragem várias vezes maior que a que rompeu em Brumadinho apresentou deslizamentos e infiltrações


Minas Gerais: Estrutura De Barragem Gigantesca Gera Preocupação
Barragem Casa de Pedra, de propriedade da mineradora CSN

Desde o sábado (8/01/2022) têm sido registradas imagens de deslizamentos de terra e água escorrendo da barragem Casa de Pedra, de propriedade da mineradora CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).


O fato embasou decisão judicial, após pedido do Município de Congonhas (MG), autorizando o acesso, até mesmo com uso de força policial, se necessário, de agentes da Defesa Civil da cidade para vistoria.


A barragem é polêmica e está muito próxima à cidade mineira. Um eventual rompimento se tornaria um desastre de proporções e impactos ambientais, humanos e econômicos até então jamais vistos no Brasil e até mesmo no mundo.


"O risco de desabamentos de barragem é um quadro que preocupa toda a população local, principalmente a barragem de Congonhas, que há tempos vem sendo motivo de atenção de vários setores, dado o grande risco que impõe à cidade", escreveu o juiz José Aluísio Neves da Silva.


Fiscalização feita pela Agência Nacional de Mineração na mina identificou no dique de sela “pequenas erosões causadas pela chuva” e no dique principal não foram encontradas erosões, informou a Valor.


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou no domingo (09) o envio de uma equipe da Defesa Civil à barragem, mantida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo é avaliar o risco de rompimento em função do alto nível de chuvas.


(Com informações de Geo Imprescindível)


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page