top of page
Belem-negocios-connection.gif

Minas Gerais: Estrutura De Barragem Gigantesca Gera Preocupação

Barragem várias vezes maior que a que rompeu em Brumadinho apresentou deslizamentos e infiltrações


Minas Gerais: Estrutura De Barragem Gigantesca Gera Preocupação
Barragem Casa de Pedra, de propriedade da mineradora CSN

Desde o sábado (8/01/2022) têm sido registradas imagens de deslizamentos de terra e água escorrendo da barragem Casa de Pedra, de propriedade da mineradora CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).


O fato embasou decisão judicial, após pedido do Município de Congonhas (MG), autorizando o acesso, até mesmo com uso de força policial, se necessário, de agentes da Defesa Civil da cidade para vistoria.


A barragem é polêmica e está muito próxima à cidade mineira. Um eventual rompimento se tornaria um desastre de proporções e impactos ambientais, humanos e econômicos até então jamais vistos no Brasil e até mesmo no mundo.


"O risco de desabamentos de barragem é um quadro que preocupa toda a população local, principalmente a barragem de Congonhas, que há tempos vem sendo motivo de atenção de vários setores, dado o grande risco que impõe à cidade", escreveu o juiz José Aluísio Neves da Silva.


Fiscalização feita pela Agência Nacional de Mineração na mina identificou no dique de sela “pequenas erosões causadas pela chuva” e no dique principal não foram encontradas erosões, informou a Valor.


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou no domingo (09) o envio de uma equipe da Defesa Civil à barragem, mantida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo é avaliar o risco de rompimento em função do alto nível de chuvas.


(Com informações de Geo Imprescindível)


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page