Minas Gerais: Estrutura De Barragem Gigantesca Gera Preocupação
- Rodrigo Soupe
- 11 de jan de 2022
- 1 min de leitura
Barragem várias vezes maior que a que rompeu em Brumadinho apresentou deslizamentos e infiltrações

Desde o sábado (8/01/2022) têm sido registradas imagens de deslizamentos de terra e água escorrendo da barragem Casa de Pedra, de propriedade da mineradora CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).
O fato embasou decisão judicial, após pedido do Município de Congonhas (MG), autorizando o acesso, até mesmo com uso de força policial, se necessário, de agentes da Defesa Civil da cidade para vistoria.
A barragem é polêmica e está muito próxima à cidade mineira. Um eventual rompimento se tornaria um desastre de proporções e impactos ambientais, humanos e econômicos até então jamais vistos no Brasil e até mesmo no mundo.
"O risco de desabamentos de barragem é um quadro que preocupa toda a população local, principalmente a barragem de Congonhas, que há tempos vem sendo motivo de atenção de vários setores, dado o grande risco que impõe à cidade", escreveu o juiz José Aluísio Neves da Silva.
Fiscalização feita pela Agência Nacional de Mineração na mina identificou no dique de sela “pequenas erosões causadas pela chuva” e no dique principal não foram encontradas erosões, informou a Valor.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou no domingo (09) o envio de uma equipe da Defesa Civil à barragem, mantida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo é avaliar o risco de rompimento em função do alto nível de chuvas.
(Com informações de Geo Imprescindível)
Você já segue Belém Negócios no Instagram?
Comments