top of page
Belem-negocios-connection.gif

Marketing de Autoridade: Como executivos paraenses estão aplicando essa estratégia em seus negócios

Selecionamos estratégias poderosas que empresas e executivos paraenses estão utilizando para imprimir autoridade e atrair o que as grandes marcas mais buscam: a confiança dos clientes


podcast belem negociso
Ubiratan Novelino Jr, diretor executivo da American Farma

Entre as diversas características de um negócio bem posicionado no mercado, a autoridade é sem dúvida a principal. Para ser bem posicionado é preciso ter autoridade, porém, isso só se adquire através de confiança. Pergunte-se: o meu negócio tem autoridade em algum assunto? Se a resposta for sim: de que forma estou demonstrando isso?


Gerar autoridade é uma estratégia de negócio desafiadora e que demanda tempo, paciência e principalmente dedicação. Se o seu operacional está rodando de forma orgânica e se a sua liderança está engatinhando pelo menos as primeiras decisões bem-sucedidas, está na hora de se dedicar à sua autoridade. Observe: você precisa está em dia com esses dois fatores mencionados: operação e liderança. Somente assim poderá partir para a próxima etapa.



Como gerar autoridade para o meu negócio?


Aqui estão algumas estratégias utilizadas por empresários e executivos paraenses. Detalhe: todos eles são membros da Comunidade Belém Negócios.


Crie um podcast


Pode até parecer modinha, mas se você fizer bem feito terá um ótimo retorno. Posicione-se na sua área de atuação sendo um criador de conteúdo rico. É preciso porém ter muito planejamento e equipe bem estruturada para você se dedicar ao que mais importa: o conteúdo.


É importante ressaltar que para você transparecer autoridade de fato através desse recurso, é preciso ser reconhecido. Somente quando começar a atrair seguidores, ouvintes e um público minimamente engajado, é que estará no patamar de gerar autoridade. Ou seja, invista tempo.


Essa foi a estratégia usada por Ubiratan Novelino Jr, diretor executivo da American Farma, a maior distribuidora farmacêutica do Pará, com atuação no Norte e Nordeste do Brasil.


Dia 01 de março será lançado o FarmaCast, com conteúdo que promete desbravar o mercado de forma fiel. Foco é fundamental. Dedicar o projeto para um público bem definido é garantia de sucesso.


Ofereça cursos/mentorias


Existe maneira mais eficaz de demonstrar autoridade em um assunto? Se você tem anos de experiência em determinada área ou se conquistou um feito extraordinário criando algo realmente inovador, talvez seja o momento de compartilhar tal expertise.


Você pode oferecer cursos e mentorias de forma gratuita ou não. Nessa estratégia o que mais importa, além do conteúdo que estais disposto(a) a compartilhar, é o seguinte: as pessoas ficarão interessadas em consumir?


Siga os passos: a partir do momento que o lançamento for feito, houver procura e em seguida uma quantidade significante de indicações e boas avaliações repercutirem é que então você terá a resposta.


Existe por aí muitos cursos e mentorias que prometem milagres. Por tanto, é preciso ter olhos abertos e saber onde e de que forma está se envolvendo.


Após ser convidada para oferecer conteúdo para a EAG - Empresa Autogerenciável, em Florianópolis, Elaine Matos, consultora de negócios, que está há um tempo imprimindo autoridade através de vídeos nas suas redes sociais, entendeu que esse pode ser um caminho interessante.


Em abril, pretende lançar um curso/mentoria sobre planejamento estratégico e que em breve podemos ver a novidade por aqui.


Lance novas linhas de produtos


As grandes marcas fazem muito isso. Costumam imprimir conceitos pesados para reforçar que obtêm autoridade para criar produtos nunca vistos no mercado. Apple e Chilli Beans.


É uma estratégia poderosa. Se você trabalha com serviços, o mesmo pode ser aplicado. É preciso emprestar esforços. Invista no visual, no conceito. Isso pode ser uma nova etapa do seu negócio, por isso, é preciso que os clientes vejam que realmente tem algo novo aqui.


O casal de sócios da Tudo 3D, Thiago e Walquíria Moraes, ambos de Belém, optaram por embarcar nessa estratégia. Eles foram os primeiros a acreditar na tecnologia de impressão 3D na capital paraense, e agora, para se manterem na frente, estão prestes a lançar uma linha de produtos decorativos feitos obviamente com impressão 3D.


Além de reforçar a autoridade, deve ajudá-los a esclarecer as possibilidades que a tecnologia oferece. Nada melhor que plantar ideias na cabeça do cliente.


Publique notícias em mídias especializadas


Veja, antes de falar sobre a estratégia, me coloco na obrigação de esclarecer que isso funciona se você de fato publicar um conteúdo rico em uma mídia especializada.


Todo e qualquer setor costuma ter sites e blogs especializados. Do mercado de mineração ao de metaverso, de serviços tradicionais como mercado imobiliário aos novos, como NFTs. Sempre vai ter um lugar onde você deve acompanhar para se informar sobre a sua área. Ou seja, que você CONFIA.


Vale muito mais a pena, quando se fala em gerar autoridade, aparecer nesses ambientes do que, por exemplo, impulsionar artes nas redes sociais.


Abra os olhos para as possibilidades. Tenha em mente que se você confia no conteúdo de determinados sites e blogs (ou até mesmo páginas de redes sociais) outras pessoas também confiam. E é esse público que você deve atingir. Demonstre que especialistas estão validando as suas ações.



No Belém Negócios, por exemplo, tem vários cases que você pode inclusive conferir aqui.


Conclusão


Gerar autoridade é uma estratégia fundamental para quem quer demonstrar mais confiança que os concorrentes. Confiança não se compra, se conquista. Pense: quais são os profissionais e empresas que você mais admira? Constate: eles investem massivamente em pelo menos duas das dicas indicadas neste artigo.


É um tipo de trabalho para se colher frutos a longo prazo. Mas é preciso começar logo.

Comentários


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page