top of page

Macron destaca importância da COP 30 em Belém e faz pronunciamento oficial em português

Em suas redes sociais, presidente da França reforça importância da COP 30 em Belém e reitera o compromisso do país com questões ambientais internacionais




macron
Foto: reprodução

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez nesta terça-feira (18) o primeiro pronunciamento oficial de um líder global sobre a COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025. Em uma publicação nas redes sociais, em português, Macron destacou o compromisso compartilhado com o Brasil em torno da agenda climática e da biodiversidade, ressaltando a importância do evento para o futuro do planeta.


Compromisso com a COP 30 e a agenda ambiental

“Nós também trabalharemos para que a COP de Belém seja um sucesso e temos, juntos, diversas iniciativas em prol do clima, da biodiversidade, dos oceanos, da democracia e do desenvolvimento econômico e agrícola”, afirmou o líder francês.

O evento, que colocará a Amazônia no centro das discussões climáticas globais, é visto por ambos os líderes como uma oportunidade estratégica para fortalecer o diálogo internacional sobre sustentabilidade.


Confira o pronunciamento


Acabo de conversar com o Presidente Lula. Compartilhamos a convicção de que a paz na Ucrânia só será possível por meio de negociações que reúnam Rússia e Ucrânia à mesma mesa. A paz é possível, e a comunidade internacional deve se mobilizar. Nós também trabalharemos para que a COP de Belém seja um sucesso e temos, juntos, diversas iniciativas em prol do clima, da biodiversidade, dos oceanos, da democracia e do desenvolvimento econômico e agrícola. O Presidente Lula fará uma visita de Estado à França em junho.


Visita de Emannuel Macron a Belém


Em março de 2024, os presidentes do Brasil e da França estiveram em Belém, na primeira visita do mandatário francês ao país. Os destaques da passagem dos chefes de Estado pela capital paraense foram a realização de uma cerimônia de homenagem ao líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, e o lançamento de um acordo de cooperação bilateral que prevê investimentos de €$ 1 bilhão na região (equivalente a cerca de R$ 5 bilhões).

Comments


bottom of page