Lula avalia hospedar-se em navio de guerra durante COP30, em Belém
- Redação

- 6 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Integrantes do governo já iniciaram vistoria em navio de guerra da Marinha para saber se embarcação pode hospedar Lula durante COP30

O presidente Lula avalia hospedar-se em um navio de guerra da Marinha brasileira durante a COP30, conferência do clima da ONU que acontecerá em Belém (PA), no início de novembro.
A embarcação que poderá hospedar o petista é o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, que atracou em Belém dia 25 de setembro.
Segundo apurou a coluna, integrantes do governo já começaram a fazer vistoria para saber se o navio tem condições de hospedar Lula e a primeira-dama Janja durante a COP30.
A embarcação tem 208 metros de comprimento – equivalente a um edifício de 40 andares – e pesa cerca de 20 mil toneladas. Ele foi comprado pelo Brasil do Reino Unido em 2018.
O navio partiu do Rio de Janeiro rumo a Belém transportando 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea.
Entre os materiais embarcados, estão veículos blindados, helicópteros, armamentos e mísseis, empregados em ações estratégicas de defesa nacional, segundo o Ministério da Defesa.
Parte dos equipamentos foi descarregada em Belém para ser usada na COP30, enquanto o restante será utilizado em treinamentos da Operação Atlas, na região da Foz do Rio Amazonas.
Durante agenda na quinta-feira (2/10), em Belém, Lula anunciou que pretende se hospedar em um “barco” durante a COP30. O petista, porém, não deu detalhes da embarcação.
Conteúdo publicado originalmente no site Metropole


