top of page

Investimento de R$ 29 milhões no terminal hidroviário da Tamandaré prevê píer para embarcações

Foto do escritor: Otto MarinhoOtto Marinho

Obra promete modernizar a infraestrutura fluvial e impulsionar a mobilidade aquaviária


píer no terminal hidroviário receberá até 4 embarcações
Arte: Divulgação Agência Pará

O terminal hidroviário da Tamandaré terá um píer para atracação de quatro embarcações, simultaneamente, e uma estação para 500 passageiros, em um custo total de 29 milhões de reais. Para isso, os processos de desapropriações para início das obras do terminal já ocorrem em ritmo acelerado.


A obra, que se localiza no final da Rua Doutor Assis, promete servir como uma nova porta de entrada para a cidade durante a COP-30. Para o lazer dos belenenses, o empreendimento promete quadras esportivas, espaço infantil e de alimentação. Somada às atividades no entorno, a praça Onze de Junho, incorporada ao complexo, também será revitalizada.


O porto de  investimento considerável, vai servir para descentralizar o fluxo de embarcações e melhorar a infraestrutura da cidade. O terminal turístico da Tamandaré irá oferecer mais uma alternativa de travessia para o Combu e demais ilhas de Belém, como também proporcionar um ambiente adequado e moderno para a realização das atividades comerciais dos pequenos empreendedores locais que já operam nesse espaço. 


Além disso, a obra vai incentivar o turismo, atender a população das ilhas, melhorar a condição de circulação do transporte coletivo, expandir a rede hidroviária e explorar o grande potencial hídrico da cidade.


Obras Conjutas


O terminal hidroviário da Tamandaré compõe um complexo de obras que estão sendo realizadas na avenida para a COP-30, que inclui:


  • Parque linear da cidade

  • Sistema de esgotamento sanitário

  • Sistema viário

  • 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica

  • Ciclovias e áreas de lazer

  • Playgrounds

  • Academias ao ar livre 

  • Espaços de convivência

  • Estação elevatória de drenagem


As obras da Nova Tamandaré estão 48% concluídas e envolvem cerca de 350 trabalhadores. No total, foram direcionados para a realização da obra R$ 154.268.278,50, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


1 Comment


😲😲

Like
bottom of page