top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Iniciativa Inédita Convida Organizações que Apoiam o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

Mapeamento trará visibilidade e permitirá novas conexões entre organizações dinamizadoras e empreendedores(as) que atuam no bioma; Inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 20


caminhos para amazônia, mapeamento caminhos para amazônia, startups da amazônia
Arte: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), abriram as inscrições para o primeiro mapeamento de iniciativas, programas e demais modelos de negócios que atuem em prol do desenvolvimento sustentável da região amazônica. A iniciativa é da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), ação coletiva liderada pelo setor privado que fomenta soluções de desenvolvimento sustentável, em parceria com Amazon Investor Coalition (AIC), plataforma de integração entre atores do ecossistema, Fundação CERTI, realizadora da Iniciativa Jornada Amazônia, e o Quintessa, aceleradora pioneira e referência em negócios de impacto.


O mapeamento “Caminhos para a Amazônia”, tem como objetivo oferecer visibilidade para os diferentes tipos de suporte e de investimentos que vêm sendo direcionados para o bioma, bem como facilitar a conexão entre a população empreendedora e as iniciativas que podem apoiá-la.



Veja também:


Para participar desta primeira edição, as iniciativas devem ser recorrentes ou ter perspectiva de continuidade, e devem existir há pelo menos seis meses. Não serão aceitas iniciativas em fase inicial ou ideias não implementadas. É exigido, ainda, foco explícito no desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de investimento, financiamento, capacitação, mentorias, aplicação de plataformas/ferramentas, ou outras formas de suporte às organizações apoiadas.


O mapeamento pretende alcançar o maior número possível de organizações dinamizadoras (as que oferecem o suporte) e suas iniciativas em prol da Amazônia Legal, sendo que uma mesma organização pode inscrever mais de uma iniciativa que atenda aos critérios.

As inscrições válidas participarão do mapeamento e das análises resultantes do mesmo, ganhando visibilidade, possibilidade de participação em eventos e programas promovidos pelas organizadoras e demais parceiros, bem como outros benefícios.


Caminhos para a Amazônia:


“Caminhos para a Amazônia” é a primeira edição de um mapeamento de iniciativas que apoiam organizações de impacto atuantes na Amazônia e/ou que atuam no desenvolvimento sustentável da região. O mapeamento é realizado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em parceria com Amazon Investor Coalition (AIC) e CERTI e Quintessa. O objetivo é trazer visibilidade para os diferentes tipos de suporte e de investimento que vêm sendo direcionados para a Amazônia, bem como facilitar a conexão entre as organizações e as iniciativas que podem apoiá-las.


A ideia surgiu a partir da publicação da “Tese de Aceleração da Amazônia”, um mergulho no contexto amazônico feito pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e pelo Quintessa e aponta novas possibilidades de aceleração de diferentes tipos e estágios de negócios de impacto socioambiental que atuam na/com a Amazônia e que representem soluções dentro de 4 eixos: Bioeconomia, Regeneração e Restauração, Carbono/Clima e Cadeias de Fornecimento Sustentável. Para sabe mais, visite https://ppa.org.br/caminhosamazonia


Sobre a PPA:


A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva do setor privado para fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Seu objetivo é desenvolver e identificar soluções tangíveis e inovadoras para a conservação da biodiversidade e recursos naturais da Amazônia, assim como garantir a qualidade de vida das comunidades da região. Junto de seus quatro Grupos Temáticos (Empreendedorismo, Bioeconomia, Mercados e Territórios), busca alavancar investimentos sociais e ambientais, fomentando o desenvolvimento de parcerias transformadoras, compartilhando melhores práticas e criando um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios amazônicos.


Sobre o Quintessa:


O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.


Sobre a Amazon Investor Coalition (AIC):


A Amazon Investor Coalition é uma plataforma global de aprendizado e investimento que une filantropias e investidores privados com governos, organizações sem fins lucrativos e aliados para aumentar o desenvolvimento econômico favorável às florestas e o estado de direito em toda a região amazônica. Lançado em 16 de setembro de 2020, no Fórum de Governança Global 75 das Nações Unidas, trata-se de uma organização sem fins lucrativos que opera como um programa colaborativo do Earth Innovation Institute e do Giving Back Fund, com apoio de diversos parceiros, incluindo Partnerships for Forests e NEXUS.


Sobre a CERTI:


A Fundação CERTI é uma instituição independente e sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis/SC. Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas Competências em áreas-foco estruturadas por meio de seus Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras CRITs, que trabalham em sinergia e cooperação com entidades parcerias do país e do exterior. É referência no fomento e desenvolvimento de ecossistemas de inovação no Brasil, criou a primeira incubadora (Celta) e a aceleradora mais premiada do país (Darwin Startups). Na Amazônia, está presente há 20 anos com o Instituto CERTI Amazônia, além de liderar a iniciativa Jornada Amazônia, que visa contribuir para a Conservação da Floresta ativando o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Impacto e promovendo a competitividade da floresta em pé.


As inscrições vão de 20 de Junho a 10 de Julho de 2022 e podem ser realizadas pelo formulário online neste link: bit.ly/caminhosamazonia ou as organizações interessadas podem acessar o site ppa.org.br/caminhosamazonia para mais informações.


 

Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram.


Junte-se a nós. Nossa comunidade tem muito a ganhar com você. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page