Globo Enfrenta Crise De Racismo E Afasta Diretor De Novela
Três atrizes alertaram sobre comportamento e falas racistas de diretor artístico. Como não tiveram retorno, agora ameaçam mover ação criminal

A Rede Globo decidiu afastar temporariamente, o diretor artístico da novela “Nos Tempos do Imperador”, Vinicius Coimbra, que foi acusado de racismo por três atrizes do elenco. Segundo o site Notícias da TV, o diretor, que estava escalado para dirigir a próxima novela das seis, “Mar do Sertão”, já foi substituído e não tem previsão de retorno.
O departamento de compliance da emissora teria sido acionado para investigar uma denúncia de discriminação racial praticada no ambiente de trabalho. A denúncia, segundo reportagem da Folha de São Paulo, partiu das atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.
Os diretores Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim teriam sido avisados sobre as queixas e disseram que iriam tomar providências, informou a Folha.
Como não houve mudança de comportamento ao longo das gravações, as atrizes formalizaram a denúncia ao compliance da Globo.
As acusações são de que Coimbra estaria segregando o elenco da novela entre brancos e negros e também teria dito frases preconceituosas – segundo a denúncia, os camarins também seriam usados conforme o tom de pele dos artistas.
A emissora informou que não comenta casos sob investigação de seu setor de compliance.
As atrizes aguardam o resultado das apurações e estariam dispostas a abrirem um processo criminal contra Coimbra, que declarou que não iria comentar o assunto.
Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.