top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

No Mundo Corporativo, Você É Generalista Ou Especialista?

Entenda a diferença entre as categorias que estão dividindo o mercado de trabalho e definindo o sucesso ou o fracasso dos novos líderes



No mundo corporativo, o termo “generalista” define uma pessoa que se dedica a múltiplas áreas, enquanto o tipo “especialista” foca em um caminho específico de trabalho. Eduardo Zazini, especialista em liderança e soft skills, destaca que entender a diferença entre os dois ajuda a nortear as escolhas que combinam mais com as metas definidas.


A questão salarial, a flexibilidade e o domínio na área são algumas das diferenças que se destacam ao comparar essas duas formas de construir uma carreira.

Leia também:



"As oportunidades para um generalista são muito maiores do que para um especialista. A desvantagem de um generalista é (...) falta de profundidade de conhecimento, conceitua Zazini."


Ao estabelecer uma carreira, uma pessoa pode ser um generalista, que possui muitas ideias e habilidades diferentes, ou um especialista, cujo foco é se tornar um especialista em uma área específica de trabalho.


Generalista e especialista, entenda a diferença


Se você aprender as diferenças entre um generalista e um especialista, estará mais apto a tomar a decisão final de qual direção deseja seguir em sua carreira.


Muitas pessoas em cargos de liderança são generalistas porque realizam muitas tarefas ao mesmo tempo. Pessoas que são especialistas em papéis de liderança podem liderar projetos com processos específicos ou avanços tecnológicos em mente.


Os especialistas têm uma compreensão profunda de uma determinada área de conteúdo, enquanto os generalistas têm um escopo mais amplo do cenário de trabalho.


As vantagens de ser um generalista...


... são a compreensão das conexões entre os departamentos, a flexibilidade de carreira e a adaptabilidade ao lidar com muitas tarefas.


O contra de um generalista é o merecimento, a falta de segurança no emprego e a exaustão por fazer muitas tarefas ao longo do tempo.


Os prós de ser um especialista...


são melhores salários, menos concorrência e conhecimento de conteúdo específico como mestre de uma área de foco.


Os contras de um especialista incluem a inflexibilidade de carreira e a capacidade de se tornar obsoleto à medida que a tecnologia muda


Você precisa considerar o que lhe interessa agora e mais tarde em sua carreira, além de decidir se deseja ter uma polegada de largura e uma milha de profundidade ou vice-versa.


Entender o que é melhor para você em sua carreira não é uma decisão fácil de tomar.



O que as empresas procuram?


Nas organizações, os generalistas tendem a ter papéis muito vagamente definidos. Um especialista tem um papel mais estreito e mais pronunciado. Uma vantagem de ser um generalista é que, com uma gama maior de questões, pode-se entender questões que um especialista simplesmente não consegue entender. Eles podem ver o quadro geral e pensar fora da caixa. Eles têm habilidades mais transferíveis e tendem a ser o líder organizacional.


As oportunidades para um generalista...


... são muito maiores do que para um especialista. A desvantagem de um generalista é o simples fato da falta de profundidade de conhecimento das operações organizacionais.


Os especialistas normalmente têm mais poder interno organizacional,


devido à sua compreensão especializada de questões complexas. Você é considerado um líder de pensamento em sua área. Você pode ter inflexibilidade na carreira devido ao seu campo restrito que pode mudar com o tempo e as opções de trabalho podem ser limitadas.


Com o tempo, você pode aprender a ser um especialista generalizado, aquele que é habilidoso em uma área, mas disposto a aprender outras áreas e generalista especializado, aquele que tem conhecimento em muitos ofícios, mas também deseja aumentar o conhecimento a um nível de proficiência.


Um artigo da Forbes afirma que generalistas e especialistas têm seus papéis a desempenhar dentro das organizações. Depende apenas do contexto de trabalho. As organizações desfrutam de generalistas até que uma necessidade específica de conhecimento aprofundado seja necessária.


O mercado de trabalho pode ser dividido em duas categorias, generalista e especialista, como observado em um artigo da Cleverism.


A vantagem de ser um generalista pode ser quando o conhecimento de amplo alcance é poder. Uma ampla base de entendimento pode ajudar a tomar melhores decisões ao longo do tempo. Um generalista pode ver o quadro geral. No mundo de hoje, é fundamental que os funcionários tenham as habilidades transferíveis que os generalistas possuem. Eles também têm a capacidade de prever o resultado de problemas com resultados incertos. Um aspecto negativo de ser um generalista é simplesmente não ter uma compreensão profunda das coisas.


Um especialista pode ganhar mais dinheiro, pois é preciso mais dinheiro e treinamento para um especialista ganhar experiência. Eles também ganham mais poder, pois são especialistas e líderes de pensamento nesse campo. Quando ocorre um problema em uma organização, as pessoas tendem a procurar o especialista para resolver um determinado problema. Um aspecto negativo de ser um especialista é ter um foco estreito que pode mudar com o tempo. Acredita-se que as empresas do futuro exigirão que os funcionários tenham habilidades generalistas e especializadas para melhorar a organização como um todo.



O que você é?


Um blog do Fairy God Boss observa que os generalistas são pau para toda obra, enquanto os especialistas são especialistas.


  • Especialistas tendem a ter mais credenciais do que generalistas

  • Os generalistas têm uma amplitude de conhecimento, enquanto os especialistas têm um conhecimento profundo


Para fazer uma escolha de qual direção tomar, pergunte a si mesmo se você está interessado em um tópico específico ou você muda de ideia de carreira com frequência?


Pergunte a si mesmo


  • O que é mais importante para você, profundidade ou amplitude de um determinado campo de conhecimento?

  • Você quer ser um mestre de uma área de estudo ou entender em alto nível, muitas áreas de estudo?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a decidir se você gostaria de ser um generalista, especialista ou uma combinação de ambas as áreas de especialização.


À medida que o mundo continua a evoluir em ritmo acelerado, a necessidade de habilidades transferíveis é mais valiosa do que nunca.


De acordo com Roberta Sydney, em sua peça “Especialista, generalistas e composição do conselho de empresas privadas”, os generalistas tendem a agregar mais valor à mesa organizacional porque são grandes comunicadores, possuem ampla capacidade de negócios e possuem uma gama mais ampla de experiências para compartilhar com os outros .


David Epstein, em seu livro “Por que os generalistas triunfam em um mundo especializado”, mostra que nossa maior força dos generalistas é a capacidade de pensar amplamente, de acordo com a Greater Good Magazine. Ele acredita que, ao obter amplitude de diferentes formas, é mais provável que você prospere no local de trabalho.


Você precisa ter uma formação variada que abrirá um mundo de oportunidades.


É melhor ser generalista ou especialista?


Líderes estão mais inclinados a serem generalistas, mas também ter conhecimentos especializados em várias áreas-chave é fundamental para o sucesso deles.


Com o tempo, você entenderá quais áreas da arena acendem suas paixões, aumentam suas habilidades e fazem de você um especialista no assunto.


Lembre-se sempre de que conhecimento é poder e se esforce para manter esse conhecimento continuamente atualizado.



*Quem escreveu este artigo foi Duke Haddad, diretor de desenvolvimento corporativo da Divisão Indiana do Exército da Salvação em Indianápolis, EUA. A matéria também tem informações de Rian Damasceno, da redação do LinkedIn Notícias.


Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.

コメント


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page