Formatação de franquias impulsiona negócios no Brasil; saiba mais
- Otto Marinho
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
A formatação de franquias tem sido um dos caminhos adotados por empresas que buscam expansão estruturada e escalabilidade. Especialistas do setor têm auxiliado empreendedores na transição para o modelo de franquia, por meio de capacitação e suporte estratégico voltados ao crescimento

Formatar franquias se consolida nas finanças como um dos caminhos mais eficazes para empresas que buscam expansão estruturada e escalabilidade. Nesse contexto, empresas vêm atuando com foco em empreendedores que desejam transformar seus modelos de negócio em redes franqueadas. Com imersões voltadas para capacitação, oferecendo suporte estratégico para aqueles que almejam crescimento sustentável e lucrativo.
O setor de franquias no Brasil tem mostrado crescimento significativo nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento movimentou mais de R$ 273 bilhões em 2024, refletindo o potencial do modelo como alternativa para empreendedores que desejam expandir com menos riscos.
Empresas especializadas em formatação e internacionalização de franquias têm atuação nesse processo, oferecendo suporte para redes que desejam expandir globalmente. Esse apoio inclui adaptação operacional e estruturação de negócios em mercados estratégicos. Conheça algumas dessas empresas:
Consultoria HFN
Zanon Expand
Praxis Business
RZD Franchising
Real Forte
Ancona Consultoria
Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:
Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%
Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%)
Alimentação - Food Service (16,1%)
Alimentação - Comércio e Distribuição (14,7%)
Formatação e crescimento das franquias
A transição de um negócio para um modelo de franquia exige planejamento, estruturação e estratégia. O processo envolve desde a documentação legal e padronização operacional até o desenvolvimento de suporte para franqueados. Formatar um negócio não significa apenas replicar um modelo, mas criar uma base sólida para expansão, garantindo que cada franqueado tenha as ferramentas necessárias para o sucesso.
Como uma rede de franquias facilita a gestão
Ao investir em uma franquia, o empreendedor adquire os direitos de uso de uma marca já existente e consolidada no mercado. Mas, além de apenas utilizar o nome da empresa, esse modelo de investimento garante uma série de recursos que facilitam a gestão da empresa.
É obrigação do franqueador fornecer treinamentos, o modelo de negócio, os detalhes da operação e suporte ao longo da vigência do contrato. Ao lidar com todas essas informações já testadas e comprovadas, a gestão de franquias fica mais fácil.
A formatação e expansão de franquias continuarão sendo uma estratégia relevante para o mercado, permitindo que marcas de diferentes segmentos alcancem novos territórios e consolidem sua presença em um ambiente cada vez mais competitivo.
Know-how do franqueador
Um dos recursos essenciais que o franqueado tem acesso ao investir em uma franquia, é o know-how do franqueador. Como dono da marca e, na maioria dos casos, principal pessoa à frente da rede de franquias, o franqueador detém um conhecimento valioso sobre os processos e operações da empresa.
Por conta disso, uma forma de otimizar a gestão da franquia é usufruir ao máximo desse conhecimento e experiência. Além disso, manter uma boa relação de trabalho entre franqueado e franqueador é essencial para o desenvolvimento da marca.
Comentários