top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Floresta amazônica: Pará é o estado que mais desmatou em Junho

Em ranking mais atualizado, o Pará aparece como o estado que mais desmatou. Dos 10 municípios que mais desmataram, 4 são paraenses. Veja ranking:


Foto: Ibama via Fotos Públicas

De acordo com o mais recente boletim do Imazon, os estados que mais desmataram a Amazônia em junho foram o Pará e Amazonas, respectivamente, que somaram 559 km² de desmatamento, 61% do total detectado na região.


O terceiro estado que mais desmatou em maio foi o Mato Grosso (14%), seguido de Rondônia (11%), Acre (9%), Maranhão (3%) e Roraima (2%).


Apenas em junho de 2021, destruição da floresta atingiu 926 km², uma área quase três vezes maior do que a cidade de Fortaleza


Veja ranking dos estados:



Veja ranking dos municípios:



“Já vínhamos acompanhando esse aumento do desmatamento mensalmente, com recordes negativos. As áreas desmatadas em março, abril e maio foram as maiores dos últimos 10 anos para cada mês. E, se analisarmos apenas o acumulado em 2021, o desmatamento também é o pior da última década”, comenta o pesquisador do Imazon Antônio Fonseca.


O território devastado na Amazônia seguiu a tendência de alta, sendo o terceiro maior em 10 anos, conforme o monitoramento do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, que utiliza imagens de satélite e de radar.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page