top of page
Belem-negocios-connection.gif

FIDO: Tecnologia Promete Um Futuro Sem Senha; Entenda

As gigantes da tecnologia Apple, Google e Microsoft anunciaram na quinta-feira de manhã que se comprometeram a construir suporte para login sem senha em todas as plataformas móveis, desktop e navegador que eles controlam no próximo ano


Empresas Anunciam Tecnologia Que Vai Acabar Com As Senhas
Imagem: Internet

Em breve, você precisará se lembrar de uma senha a menos. Google, Apple e Microsoft estão expandindo recursos de login sem senha em telefones, desktops e navegadores, anunciaram as empresas em um post conjunto no blog na quinta-feira.



As empresas se comprometeram a implementar autenticação sem senha entre dispositivos no próximo ano, apoiando um padrão criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium. Em um post separado no blog, o Google disse que os usuários desbloqueariam seus telefones para entrar em sites ou aplicativos. A FIDO Alliance, uma organização do setor que promove o uso da autenticação por senhas, disse em seu anúncio dos novos esforços que a autenticação somente por senha é "um dos maiores problemas de segurança na web", levando a violações de dados, aquisições de contas e identidades roubadas.


"Trabalhar com o setor para estabelecer novos métodos de login mais seguros que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas é central para o nosso compromisso com a construção de produtos que ofereçam máxima segurança e uma experiência transparente do usuário — tudo com o objetivo de manter as informações pessoais dos usuários seguras", Kurt Knight, diretor sênior de Marketing de Produtos da Plataforma da Apple, disse em um comunicado.


Os padrões do FIDO são baseados em criptografia de chave pública ou sistemas que usam pares de chaves para obter acesso a contas ou dispositivos. O acesso sem senha pode incluir o uso de uma chave de segurança, impressão digital ou reconhecimento de voz ou facial para autenticação multifatorial. Segundo a organização, as senhas são a raiz de mais de 80% das violações de dados, porque as pessoas reutilizam suas senhas.


Embora vários aplicativos já usem padrões FIDO, muitos exigem um login inicial que deixe os usuários vulneráveis a violações de segurança. Mas o Google disse ao The Verge que novos procedimentos eliminarão a necessidade de uma senha.



"Para o Google, isso representa quase uma década de trabalho que fizemos ao lado da FIDO, como parte de nossa inovação contínua para um futuro sem senha", disse Mark Risher, diretor sênior de Gerenciamento de Produtos do Google, em comunicado. "Estamos ansiosos para disponibilizar a tecnologia baseada em FIDO no Chrome, ChromeOS, Android e outras plataformas, e incentivar os desenvolvedores de aplicativos e sites a adotá-la, para que as pessoas em todo o mundo possam se afastar com segurança do risco e do incômodo das senhas."


FIDO: Como vai funcionar?


Quando você entra em um site ou aplicativo em seu telefone, você simplesmente desbloqueará seu telefone — sua conta não precisará mais de uma senha.


Em vez disso, seu telefone armazenará uma credencial FIDO chamada senha que é usada para desbloquear sua conta on-line. O passkey torna a assinatura muito mais segura, pois é baseada em criptografia de chave pública e só é mostrada em sua conta on-line quando você desbloqueia seu telefone.


Para entrar em um site em seu computador, você só precisará do seu telefone por perto e você simplesmente será solicitado a desbloqueá-lo para acesso. Uma vez feito isso, você não precisará do seu telefone novamente e você pode fazer login apenas desbloqueando seu computador. Mesmo se você perder seu telefone, suas senhas sincronizarão com segurança o seu novo telefone a partir do backup na nuvem, permitindo que você continue exatamente de onde seu dispositivo antigo parou.


Quer saber mais? Leia as últimas notícias sobre negócios.


*Com informações do Google e Protocol

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page