A programação nos dias 14, 15 e 16 de maio marcará o início da safra do açaí. No Hangar serão montados 104 estandes para expositores do Pará, delegação da Colômbia e órgãos públicos
Capacitações, cozinha, aula show, exposição e vendas de produtos feitos com açaí, degustação e apresentações culturais fazem parte do Festival Internacional Açaí Pará, que será realizado pela segunda vez em Belém. A programação ocorrerá nos dias 14 e 15 (terça e quarta-feira) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com encerramento no dia 16 (quinta) no Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, com a oferta ao público do tradicional peixe frito com açaí.
Um dos objetivos do evento, além de marcar o início da safra da cultura extrativista, é referendar a hegemonia do Pará na produção de açaí. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Estado produz mais de 93% do açaí no Brasil. A média anual de produção é de quase 1 milhão e 600 mil toneladas do fruto.
A programação no Hangar será aberta à visitação com mais de 95 estandes, a partir de 14h. A abertura oficial, com a participação de autoridades locais, será às 18h. O Festival contará, também, com a participação de uma delegação da Colômbia, composta por 22 representantes, incluindo dois governadores; o embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera Flórez; seis prefeitos e quatro deputados, além de técnicos, secretários de Estado e produtores.
Colômbia - Além de acompanhar a programação no Hangar, a comitiva colombiana terá reuniões com gestores da Sedap e da Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade). Faz parte do roteiro, também, a visita a uma plantação irrigada de açaí no município de Magalhães Barata, no nordeste do Pará, e a uma agroindústria de processamento do fruto no Distrito Industrial de Icoaraci.
A comitiva conhecerá, ainda, um ponto de venda de açaí, para acompanhar o processo feito pelo batedor local e como o produto é vendido ao consumidor.
Na terça-feira (14), a delegação será recebida no Palácio dos Despachos, em Belém, pela vice-governadora Hanna Ghassan Tuma, para um diálogo sobre interesses em cooperação e aproximação entre o Estado do Pará, o Departamento de Putumayo e o Consórcio da Amazônia Legal com a Colômbia.
Cozinha Show - Serão instalados no Hangar, informou o gerente de Fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, 104 estandes, sendo 95 para expositores de municípios do Pará – além da delegação da Colômbia – e oito para os órgãos públicos.
O público encontrará, ainda, segundo Geraldo Tavares, um espaço destinado à Cozinha Show, onde serão ensinadas receitas com açaí ou que pedem o acompanhamento do fruto.
A exemplo do que ocorreu ano passado, a programação contará com um espaço reservado para a aula show, onde técnicos da Sespa e Sesma darão todas as orientações sobre o processamento artesanal do açaí. O público poderá conferir tudo em um telão.
Geraldo Tavares informou, ainda, que o público poderá conhecer um protótipo da tecnologia utilizada na Colômbia, mais precisamente em Puerto Assis, no Estado de Putumayo, para coleta de flores e cachos de dendê. O Pará adaptará a tecnologia de cabovias para a coleta de açaí em áreas de mata fechada.
Serviço: A programação do Festival Internacional Açaí Pará será aberta ao público a partir de 14h do próximo dia 14. A solenidade de abertura oficial será às 18h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
A programação completa pode ser conferida no site www.sedap.pa.gov.br
Agência Pará
Leia Mais:
Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios
Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios sobre a COP-30, acesse a Central da COP-30
Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente para preparar as empresas para a COP-30
Comentários