Feira De Empreendedorismo Periférico Acontece Neste Fim De Semana Em Belém
Projeto terá ampla programação cultural; Confira!

O bairro da Terra Firme coleciona histórias de mulheres que protagonizam as lutas por direitos essenciais de sua população, e no próximo dia 30/04, sábado, algumas delas serão homenageadas pelo coletivo Cine Club TF no Corredor Cultural da Terra Firme, projeto viabilizado pela Secult/PA através do edital Preamar da Paz de 2021.
Em painéis de graffiti, foram retratados os rostos e elementos pedagógicos associados à vida de 5 mulheres importantes, porém invisíveis, no bairro. É o caso da Tia Simone, uma professora da Passagem Belo Horizonte, onde se localiza o corredor cultural, que junto com outras professoras conduziu por 20 anos uma escolinha popular e alfabetizou centenas de crianças.
Além de Simone, são homenageadas mulheres de diferentes faixas etárias e tipos de atuação, como Mam’etu Muagile, representando a luta dos povos de terreiro; Mãe Ray (in memorian) pelas manifestações culturais de rua; Josy Alves, jovem ativista negra e estudante de direito, e Carol Santos, neta de quilombolas que abriram a Rua São Domingos e deram origem ao bairro da Terra Firme.
“Sabemos de dezenas de mulheres do bairro que deviam ser retratadas nesses muros, mas além delas estarem representadas por essas cinco escolhidas, queremos que outros coletivos se inspirem a construir narrativas por meio de pinturas, rimas, encenações e outras linguagens. Esperamos que as vidas delas sejam ensinadas às crianças e jovens do bairro, pois a memória de um território também é formada pelas histórias invisibilizadas dessas e outras mulheres. Precisamos levantar essas vozes, e a arte é o melhor veículo para isso”, afirma a professora Lilia Melo, coordenadora do coletivo Cine Clube TF.
Além da pintura dos painéis, o projeto contou com uma etapa de pesquisa e com a realização de diversas oficinas artísticas, como a de graffiti, com participação de crianças das passagens Belo Horizonte, do Arame e do entorno. No dia 30, os visitantes farão uma visita guiada aos painéis grafitados, e serão conduzidos pelo Cine Clube TF por meio da contação de histórias, rimas e músicas elaboradas nas oficinas de teatro, dança e poesia que foram realizadas em escolas municipais e estaduais do bairro. Os moradores do bairro também vão se apresentar com seus projetos culturais e comercializar produtos no lançamento do Memorial das Mulheres da TF, em uma feira de empreendedorismo periférico.
Na ocasião, serão oferecidos à comunidade alguns serviços como emissão de documentos, de certidões e assistência à saúde. A proposta com a ação é que a população fortaleça os laços comunitários e volte a ocupar as ruas com cultura e arte, homenageando as lutas das mulheres das periferias de Belém e do mundo.
SERVIÇO:
Projeto Corredor Cultural da Terra Firme – Preamar da Paz
Entrega dos painéis “Mulheres da TF” à comunidade
Data: 30/04, sábado
Hora: 8h - Serviços à comunidade / 16h - Inauguração do Memorial e Feira Periférica
Endereço: Passagem Belo Horizonte com Passagem Fortaleza – Terra Firme
Informações: 91 98431-9790 ou 99217-6292
https://www.instagram.com/cineclub_tf/