top of page
Belem-negocios-connection.gif

Feira De Empreendedorismo Periférico Acontece Neste Fim De Semana Em Belém

Projeto terá ampla programação cultural; Confira!

Feira De Empreendedorismo Periférico Acontece Neste Fim De Semana Em Belém
Vista de cima dos bairros em torno da UFPA, Belém. Reprodução/ TJPA

​O bairro da Terra Firme coleciona histórias de mulheres que protagonizam as lutas por direitos essenciais de sua população, e no próximo dia 30/04, sábado, algumas delas serão homenageadas pelo coletivo Cine Club TF no Corredor Cultural da Terra Firme, projeto viabilizado pela Secult/PA através do edital Preamar da Paz de 2021.


​Em painéis de graffiti, foram retratados os rostos e elementos pedagógicos associados à vida de 5 mulheres importantes, porém invisíveis, no bairro. É o caso da Tia Simone, uma professora da Passagem Belo Horizonte, onde se localiza o corredor cultural, que junto com outras professoras conduziu por 20 anos uma escolinha popular e alfabetizou centenas de crianças.



​Além de Simone, são homenageadas mulheres de diferentes faixas etárias e tipos de atuação, como Mam’etu Muagile, representando a luta dos povos de terreiro; Mãe Ray (in memorian) pelas manifestações culturais de rua; Josy Alves, jovem ativista negra e estudante de direito, e Carol Santos, neta de quilombolas que abriram a Rua São Domingos e deram origem ao bairro da Terra Firme.


​“Sabemos de dezenas de mulheres do bairro que deviam ser retratadas nesses muros, mas além delas estarem representadas por essas cinco escolhidas, queremos que outros coletivos se inspirem a construir narrativas por meio de pinturas, rimas, encenações e outras linguagens. Esperamos que as vidas delas sejam ensinadas às crianças e jovens do bairro, pois a memória de um território também é formada pelas histórias invisibilizadas dessas e outras mulheres. Precisamos levantar essas vozes, e a arte é o melhor veículo para isso”, afirma a professora Lilia Melo, coordenadora do coletivo Cine Clube TF.


​Além da pintura dos painéis, o projeto contou com uma etapa de pesquisa e com a realização de diversas oficinas artísticas, como a de graffiti, com participação de crianças das passagens Belo Horizonte, do Arame e do entorno. No dia 30, os visitantes farão uma visita guiada aos painéis grafitados, e serão conduzidos pelo Cine Clube TF por meio da contação de histórias, rimas e músicas elaboradas nas oficinas de teatro, dança e poesia que foram realizadas em escolas municipais e estaduais do bairro. Os moradores do bairro também vão se apresentar com seus projetos culturais e comercializar produtos no lançamento do Memorial das Mulheres da TF, em uma feira de empreendedorismo periférico.


​Na ocasião, serão oferecidos à comunidade alguns serviços como emissão de documentos, de certidões e assistência à saúde. A proposta com a ação é que a população fortaleça os laços comunitários e volte a ocupar as ruas com cultura e arte, homenageando as lutas das mulheres das periferias de Belém e do mundo.


SERVIÇO:


Projeto Corredor Cultural da Terra Firme – Preamar da Paz

Entrega dos painéis “Mulheres da TF” à comunidade

Data: 30/04, sábado

Hora: 8h - Serviços à comunidade / 16h - Inauguração do Memorial e Feira Periférica

Endereço: Passagem Belo Horizonte com Passagem Fortaleza – Terra Firme

Informações: 91 98431-9790 ou 99217-6292

https://www.instagram.com/cineclub_tf/

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page