top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Fábrica de bebidas à base de Jambú pretende ampliar os negócios no Pará

Com geração de emprego para 300 pessoas, de forma direta e indireta, empresa paraense, do segmento de bebidas à base de jambu, deseja ampliar seus negócios no Pará

Cachaça indiazinha Jambú
Omilton Quaresma, sócio fundador da Cachaça Indiazinha

A Destilaria de Cachaça da Amazônia, situada no município de Abaetetuba, no Pará, há oito anos, pretende ampliar os negócios no Estado e buscou orientação técnica da CODEC para conhecer os atrativos disponibilizados pelo Governo do Estado. Além de atração de novas empresas, a CODEC também apoia empresas que já estão no mercado paraense. 


A marca de bebidas Indiazinha foi inaugurada em 2015, através da construção de uma fábrica no município de Abaetetuba, famoso pelo histórico na destilaria. "Abaetetuba já foi considerada, no passado, a terra da cachaça. Houveram muitos engenhos nas ilhas, que foram descontinuados. Então, decidimos instalar uma destilaria para produzir bebidas em Abaetetuba. Com isso, também queríamos fazer um resgate histórico e cultural na região", explica o sócio fundador e membro da Comunidade Belém Negócios, Omilton Quaresma.


A destilaria conta com o que há de mais moderno em tecnologias de fermentação e destilação. "Nós, como engenheiros químicos formados, fomos buscar as tecnologias modernas de cana para instalar o canavial e a fábrica. Também decidimos trabalhar a essência da Amazônia e como as pessoas de outras regiões do Brasil costumam perguntar pra gente que é do Norte se somos índios. Decidimos criar a marca Indiazinha justamente para representar nossa região. É uma especie de 'sou índio sim com muito orgulho e olha temos muitas coisas diferentes e inovadoras que nos orgulhamos'. A marca valoriza a cultura e o povo, criando bebidas com insumos e bioativos da amazônia".


Cachaça Indiazinha Jambú
Cachaça Indiazinha Jambú

Cachaças de Guaraná, Banana e Açaí, fazem parte do portifólio da empresa. O empresário detalha que a bebida de Jambú é a que tem mais destaque entre os compradores. "A bebida de jambú tem um destaque maior. Quem vai visitar alguém fora do estado geralmente leva um presente e eu posso dizer que depois do açaí, a bebida de jambú é o que mais representa o Pará".


A marca de bebidas Indiazinha, está em todo o Estado do Pará e em quase todos os estados brasileiros em casas especializadas, restaurantes ou adegas. Omilton Quaresma afirma que os planos para o futuro são de expansão nacional. "Nesse momento, o nosso plano é uma expansão mais forte nacional para fazer com que os consumidores conheçam mais a 'Indiazinha Jambú', já que é uma bebida bem inovadora, além de representar bem o Pará, Abaetetuba e toda a região amazônica".


Pensando no crescimento da marca Indiazinha, o sócio diretor da fábrica de bebidas à base de jambu, Omilton Quaresma e o gerente geral do Banco da Amazônia (BASA) - unidade Presidente Vargas, Giovane Rodrigues, se reuniram com intuito de aproximar a instituição financeira, do investidor. A ação faz parte das  estratégicas desenvolvidas pela CODEC junto às empresas que obtém o apoia da Companhia. 


Cachaça Indiazinha reunião CODEC
Foto: Divulgação CODEC

“Emprego que é gerado por empresas de fora é igual a emprego gerado por investimentos que já existem aqui no Pará, todos trazem geração de emprego e renda, então cabe justamente na finalidade desta Companhia, ainda mais se tratando de um produto como esse, que tem todo um apelo de sustentabilidade, envolvendo biotipos amazônicos, qualidade superior, tudo que o nosso governador vem priorizando e que é estratégia do nosso de governo”, detalhou o Diretor de Atração de Investimentos e Negócios da CODEC, Manoel Ibiapina.


Para o gerente geral do BASA, a relação de aproximação entre a instituição e o Governo do Estado, traz um resultado positivo para a instituição, para o empresário mas também traz estímulo de emprego e renda no Pará. 


“A parceria entre as instituições tem um grande propósito que é o desenvolvimento socioeconômico da região Norte, amazônica. Não dá para se pensar, apenas, em operações de crédito, sem pensar no impacto social que essa empresa vai atingir, na geração de emprego, e essa empresa acaba gerando emprego naquela comunidade onde está localizado a fábrica, com isso, é possível dizer que o banco foi relevante para a vida de várias pessoas naquela região” destacou o gerente do BASA.


Foto: Divulgação CODEC

Com perspectiva de crescimento, o empresário tem buscado alternativas para desenvolver ainda mais sua fábrica de bebidas, que atualmente gera emprego direto e indireto à cerca de 300 pessoas em Abaetetuba e conheceu o trabalho da Codec. "A parceria com a CODEC e com instituições financeiras como o BASA, e as demais que vamos ter contato a partir de agora, são necessárias para que elas possam nos conhecer e conhecer o nosso material, além de oferecer os produtos que o Estado e as instituições tem. Em contrapartida nós retribuimos gerando emprego, renda, impostos, e o mais importante, que é levar o nome do Pará, de Abaetetuba e da Amazônia para todo o Brasil", explicou Omilton.


Com sabor que causa dormência, a cachaça de jambu tem ganhado, cada vez mais, espaço no cenário nacional. A empresa já produz cerca de 400 mil unidades da bebida, por ano, que são distribuídas no Pará e outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Toda produção da cachaça Indiazinha é realizada de forma sustentável, afirma o dono da empresa. "Nós temos desde os canaviais, até jambuzais. O excedente da nossa produção provém de produtores da região de agricultura familiar, então nunca foi tirado um pé de árvore, tanto para plantar cana, que foi plantada em áreas de pastagem de gado, quanto para os jambuzais, que os produtores já cultivavam hortaliças e agora eles estão dando mais ênfase ao jambu para nos atender também”, explicou Omilton Quaresma.


Com informações da Assessoria da CODEC


Conheça a Cachaça Indiazinha


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios 

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp 

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa


Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia