top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Exposição Em Belém Reúne Joias Feitas De Material Sustentável

19 peças criadas e confeccionadas por profissionais vinculados ao Polo Joalheiro estão a mostra no Espaço São José Liberto

Colar da exposição "Amazônia We Care", feito de material sustentável

Até o próximo domingo (09) pode ser visitada a exposição "Amazônia We Care", promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), no Espaço São José Liberto, em Belém. A mostra reúne uma coleção de 19 joias, criadas pelos designers vinculados ao Polo Joalheiro do Pará (que funciona no São José Liberto) e confeccionadas com gemas minerais, metais e gemas orgânicas (produtos sustentáveis).


As joias resultam de um ciclo de trabalho realizado pelo Igama, incluindo oficinas e workshops para designers, que contam com o auxílio de produtores locais para a compra de materiais e de ourives, lapidários e cravadores para a confecção das peças.


A programação pode ser considerada um chamado coletivo à criatividade de designers de joias que vivem na Amazônia, para que possam divulgar para o resto do mundo valores tão necessários para a continuidade de projetos futuros, como sustentabilidade e valorização da cultura local. Esse trabalho de incentivo aos profissionais de joalheria locais é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama, organização social que administra o Espaço São José Liberto.


A diretora da exposição, Regina Machado - arquiteta, designer de joias e consultora em Design e Estilo -, lembra que a Amazônia é a pauta mais importante de todas as agendas do século XXI, e que perceber a importância dos criadores, designers e empreendedores que participam da mostra, por possuírem o conhecimento e a vivência da região, foi o ponto de partida para a criação.


"O Igama é um exemplo e um orgulho para todos os projetos culturais do Brasil. Eu falo isso porque é difícil você encontrar perseverança, resiliência, continuidade nas ações, projeto, estratégias. Criou um patamar de excelência que não existe em nenhuma experiência no Brasil.


Exposição aberta à visitação até domingo, 09 de janeiro, no Espaço São José Liberto

O designer Jorge Gabriel, que criou peças para a coleção, conta que, após participar do workshop que resultaria na exposição, veio a vontade de criar algo que misturasse a joalheria com a sustentabilidade. Ele fez um trabalho a partir do reaproveitamento de borrachas de pneus.


"O Igama é fundamental quando promove esses workshops. Eles organizam, trazem os palestrantes de fora. Convidam a gente e fazem todo o processo de incentivo para que a gente participe. E eles cobram os resultados, o que é muito importante para que a gente possa evoluir", ressalta o designer.


Serviço: Exposição "Amazônia We Care", no Espaço São José Liberto. Visitação de terça a sábado - das 10 às 18 h. Aos domingos e feriados - das 10 às 14 h. Entrada franca.


(Encontre a matéria completa em Ag. Pará)

Bình luận


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page