top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Evento do Google reúne parceiros e executivos em Belém

Empresa lançou ferramentas para proteção da biodiversidade na Amazônia


evento do google em Belém
(Google/Reprodução)

O Google anunciou na última terça-feira, dia 4, uma série de iniciativas para preservar a biodiversidade da Amazônia. O evento, realizado em Belém, contou com a participação de executivos e parceiros da empresa. Durante a abertura, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância das ações de compatibilização para soluções ambientais.


As iniciativas envolvem diversas áreas, desde o uso do aplicativo Maps para o rastreamento de madeira até o apoio financeiro a mulheres indígenas por meio da Google.org. Uma das ações anunciadas foi a parceria do Google com o Pacto Global da ONU no Brasil e o YouTube para a produção de conteúdo informativo, educacional e científico sobre questões socioambientais e as mudanças climáticas. Mais de 50 vídeos serão publicados nos canais das ONGs selecionadas, The Nature Conservancy Brazil (TNC) e Idesam.



A Google.org também anunciou a doação de mais de R$ 2 milhões para o programa Fortalecimento e Protagonismo Empreendedor das Mulheres Indígenas do Amazonas, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). A iniciativa visa a qualificação digital e financeira de empreendimentos liderados por mulheres indígenas.


Além disso, o Google firmou uma parceria com a The Nature Conservancy (TNC) no Brasil para o projeto Digitais da Floresta, que utiliza a inteligência artificial para identificar e rastrear a origem da madeira comercializada na Amazônia, verificando se os cultivos são autorizados ou ilegais. O programa conta com a colaboração da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e da Trase.


Alessandro Germano, diretor de parcerias globais do Google Brasil, ressaltou a importância de doar o talento e o DNA da empresa para dar escala ao projeto de IA capaz de estimar a origem das amostras de madeira, manipulando e interpretando extensas bases de dados.


Veja também:

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page