top of page
Belem-negocios-connection.gif

Estudo de mercado: guia completo para dominar a concorrência

Quais são as estratégias que os seus concorrentes estão adotando? Como o seu negócio está posicionado no mercado? O que diferencia dos outros? Como fazer uma análise de mercado eficiente e aplicar no dia a dia? Este é o guia completo para você dominar de vez e a sua concorrência



Estudar a concorrência é uma premissa de todo bom empreendedor. Mas não se trata de espionar nem trapacear. Trata-se de entender melhor o mercado, dominar os perfis de determinados negócios e assim se antecipar aos seus movimentos. Com um estudo de mercado eficiente você estará mais preparado para discutir e aplicar estratégias que vão diferenciar positivamente o seu negócio dos outros.


Independentemente do mercado que você atua, é essencial conhecer os seus concorrentes diretos e indiretos. Que tipo de recursos estão adotando? Que tecnologias implementaram? Como estão se comunicando com os clientes e até mesmo com seus funcionários?



Se puder responder a estas perguntas, estará sempre no caminho certo para tomar as melhores decisões para o seu negócio.


Continue lendo esse artigo para descobrir como fazer um estudo de mercado poderoso e como implementar a curto e a longo prazo na sua empresa.


Para isso, nós do Belém Negócios indicamos o modelo de estudo de mercado publicado pelo site Comércio em Ação, especializado em consultoria para negócios.


Comece analisando a concorrência


Como analisar a concorrência do meu negócio? Por onde começar? Aqui vai o questionário mais eficiente:

  • quem são os seus concorrentes;

  • onde eles estão localizados;

  • o que eles vendem;

  • quanto eles faturam;

  • quantos funcionários eles têm;

  • qual é o poder de negociação que eles têm com os fornecedores;

  • quais são os preços praticados;

  • como é o relacionamento deles com os consumidores;

  • quais são as estratégias de marketing que eles adotam;

  • quais são os diferenciais deles no mercado, entre outros.

Compare as estratégias


Através das informações obtidas você vai entender quais são as melhores e piores estratégias utilizadas pelos seus concorrentes. Vai identificar insights para direcionar seus esforços, desenvolver ações e inclusive corrigir falhas.


Outra vantagem crucial é que você vai situar onde exatamente o seu negócio se encaixa no mercado. Como a sua marca pode se tornar mais relevante, quando você visualiza e entende o que as marcas consolidadas estão praticando.


Quem são os concorrentes diretos e indiretos


Identificar quem são os seus principais concorrentes — ora diretos, ora indiretos — é fundamental para entender melhor o mercado em que a sua empresa está inserida. Não se trata apenas de uma boa prática gerencial. Mapear a concorrência é uma questão de sobrevivência e precisa fazer parte da rotina da administração da empresa.


Melhore o seu posicionamento


Você sabe se a sua empresa é líder no segmento em que atua ou é a lanterninha? Ao fazer análise de concorrência, você pode conquistar dados dessa natureza e descobrir o que falta para sua empresa se destacar.


Imagine uma loja de acessórios femininos que promete produtos exclusivos, por exemplo. Se, na prática, todos os concorrentes diretos oferecem o mesmo produto que ela, o posicionamento está errado. Assim, os clientes não enxergarão o mesmo valor que a empresa deseja transmitir. Melhorar o posicionamento no mercado significa se destacar por um diferencial que é valorizado pelo público.


Identifique ameaças e oportunidades


Imagine que um de seus concorrentes diretos é uma loja de roupas que se posiciona como a barateira da região. Mesmo com um alto volume de vendas por causa dos preços baixos, os clientes dessa empresa se queixam que a qualidade no atendimento deixa muito a desejar.


Com essa informação em mãos, você encontra uma oportunidade para ganhar mercado. Se a sua loja oferecer uma assistência de excelência, conseguirá conquistar aqueles consumidores que estavam insatisfeitos com a concorrência.


Além do mais, o estudo gera uma riqueza de dados que ajudam na identificação de mercados ainda inexplorados. Não são apenas os produtos e serviços que entram na balança. É necessário ficar de olho no que a concorrência está praticando a respeito de:

  • formas de pagamento;

  • políticas de descontos;

  • prazos;

  • programas de fidelidade etc.

Visualize as tendências


O que levava anos para mudar no comércio, hoje, se transforma em um piscar de olhos. Com os avanços tecnológicos, todos os dias aparecem novas soluções que podem significar oportunidades de crescimento e, também, ameaças à existência do seu negócio.


Esse estudo, portanto, não traz conhecimento apenas sobre o presente: ele capta movimentos do mercado e prevê tendências. É possível antever a ascensão de um setor e estimar a entrada de novos concorrentes no mercado antes mesmo deles surgirem. Sua empresa precisa estar preparada para isso.


Como se destacar em um mercado competitivo


A chave para o sucesso é inovar e oferecer aos clientes soluções que nenhum outro concorrente oferece. A análise de concorrência serve, justamente, para identificar os pontos fortes e fracos dos oponentes para fazer melhor que eles.


Todavia, para conseguir extrair valor dessa análise, é importante que o estudo não funcione como uma sondagem superficial. Esse processo precisa ser documentado. Ao formalizar o estudo e registrar todos os dados obtidos, a interpretação dos resultados fica mais fácil.


Em seguida, é necessário estabelecer um conjunto de ações e incluí-lo no planejamento estratégico de negócio. Afinal de contas, algumas melhorias podem exigir um investimento significativo, e é importante se preparar para isso.


Pratique


O estudo de mercado deve ser contínuo. Para ter uma visão ampla da sua concorrência é preciso praticar.


Se quiser se aprofundar no assunto e descobrir como se tornar um empreendedor que domina o mercado e conhece os concorrentes, sugerimos ler o artigo da Comércio em Ação na íntegra.


É importante também utilizar ferramentas tradicionais como as pesquisas de campo e as digitais, como a SEMRush e a SimilarWeb.


Ter um negócio altamente competitivo é um nível que só alcança aqueles que investiram tempo e disciplina.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page