top of page
Belem-negocios-connection.gif

Estado reúne com embaixadora da Finlândia no Brasil para falar da COP-30

O objetivo do encontro com o grupo, formado por representantes de grandes empresas finlandesas, foi estreitar laços com o Estado, visando apoio técnico na execução de grandes obras de infraestrutura em Belém, que vai sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025


Estado reúne com embaixadora da Finlândia no Brasil para falar da COP-30
A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko. | Foto: divulgação

Na última segunda-feira, a equipe técnica da Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas), liderada pelo secretário Ruy Cabral, reuniu com a comitiva da Finlândia, que contou com a presença da embaixadora do país no Brasil, Johanna Karanko. O objetivo do encontro com o grupo, formado por representantes de grandes empresas finlandesas, foi estreitar laços com o Estado, visando apoio técnico na execução de grandes obras de infraestrutura em Belém, que vai sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.


“Nossa Secretaria é voltada para infraestrutura e realizamos grandes obras que são entregues para outras secretarias do Estado, construindo hospitais, projetos de saneamento, enfim, trabalhando pelo desenvolvimento urbano do nosso Estado. Dessa forma, nós fazemos obras nos 144 municípios paraenses e desempenhamos um papel fundamental no desenvolvimento desses municípios. Atualmente, estamos com nossas atenções voltadas nas obras da COP 30 nas áreas da infraestrutura, mobilidade e saneamento em Belém”, frisou o secretário Ruy Cabral, destacando que o Estado tem total interesse no apoio do país. “Esta foi a nossa primeira conversa e poderemos formar grupos de trabalhos em breve. Temos muito que aprender com a Finlândia”, completou ele.


A Embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, disse que o objetivo da visita foi estreitar laços com o Estado e propor acordos de cooperação, visando preparação da capital paraense para realização da COP 30. “Neste primeiro momento queremos estreitar os laços e oferecer nossa ajuda. Por isso, trouxe empresas finlandesas nas áreas de biotecnologia, tecnologia, inovação e sustentabilidade que podem ajudar o Estado e trazer soluções avançadas e inteligentes para a COP 30”, disse ela, que já atuou como Chefe do Consulado Geral da Finlândia em Hong Kong e liderou missão finlandesa junto à ONU em Nova York, além de Paris, Genebra e Caracas.


Representante da Nokia no Brasil, o executivo Rodrigo Michel destacou que a empresa poderá ajudar a capital paraense em busca de soluções para uma conectividade mais eficiente durante a realização da Conferência Climática. “Um dos grandes desafios da COP 30 será a conectividade, a comunicação, e a Nokia pode contribuir muito nesse processo. Estamos disponíveis em 30 países e podemos trazer soluções de infraestrutura para melhorar a conectividade entre as pessoas”, disse.


Também participaram da reunião no auditório da Seop, Marcelo Guimarães, conselheiro sênior de Business Finland, Ana Paula Cordeiro, representante da ICEYE Brasil, e ⁠⁠Daniel da Silva, representante da Vaisala no Brasil. Na tarde de hoje, 29, a comitiva deverá ser recebida na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).



Leia Mais:

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page