top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Especialista revela “atalho” para desenvolver qualquer habilidade

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Característica determinante que possibilita aprimorar habilidades está relacionada a algo muito mais simples do que pensamos.

Especialista revela “atalho” para desenvolver qualquer habilidade
Especialista revela “atalho” para desenvolver qualquer habilidade (Imagem: Internet)

Hoje o meu dia começou com insights tão profundos que resolvi escrever e compartilhar com você. Estava pensando nos últimos dias sobre como o meu projeto de negócio estava andando lentamente, quase parando. Mesmo me ocupando com outras tarefas, estava frustrado, determinado e correndo contra o tempo para ver meus planos saírem finalmente do papel.


Ontem mesmo, em uma conversa de desabafo, um amigo me disse: “Eu sei que você está muito atarefado e que parece que as coisas não estão acontecendo, mas se parar para observar, estão sim. Eu vejo que você está evoluindo”. Aquilo me soou tão tranquilizador que eu não tive outra reação a não ser abraçá-lo.



Ele me fez enxergar que eu estava ansioso, que queria logo concluir uma fase do projeto e que poderia atropelar as coisas, caso continuasse assim.


Step by step, pensei assim que acordei. É isso mesmo. Tenha calma e continue. O atalho está aí, eu já sabia. Mas, na vida, muitas coisas enxergamos e não absorvemos.


Ao entrar agora cedo no Instagram e rolar a timeline do meu perfil profissional, no qual sigo apenas empresas, um post me chamou atenção - Infelizmente não printei e ele se perdeu. Mas a imagem dizia o seguinte: Em que etapa você está? Uma escada ilustrava cada degrau como se fosse uma fase de uma ideia de negócio. Começava por ‘eu não consigo’ e terminava em ‘eu consegui’ e entre o início e o fim existia um degrau, mais precisamente o penúltimo, que dizia ‘estou fazendo’.


É nesse degrau que estou. Estou fazendo. Essa é uma fase que se resume em muito trabalho, coisa que a maioria das pessoas não querem ter. Não é o meu caso. Acontece que estou tendo que dividir meu tempo com outros negócios que já atuo. Mas o que eu quero realmente é me dedicar 100% no novo projeto e logo vê-lo crescer. Por isso a razão das frustrações.


Abri o LinkedIn, como faço todas as manhãs para ler notícias. Um artigo apareceu justamente para me esclarecer as coisas.


Ele dizia o seguinte: especialista revela o “atalho” para desenvolver todas as soft kills. Sem saber exatamente o que significa este termo, fiquei curioso e resolvi clicar. Entendi que soft skills são basicamente habilidades, como: empatia, positividade, persuasão e inteligência social.


Isabel Lopes, autora do artigo, PHD em Filosofia e PM do Ifood, afirmou que todas as habilidades que puderem existir, independente da finalidade e do contexto, possuem uma característica em comum, a mente calma.

Ela explica: “A calma implica em deixarmos de lado por alguns momentos os nossos julgamentos e interpretações, e em olharmos para os acontecimentos com interesse e curiosidade, buscando mais entender do que impor alguma ideia.

Se olharmos para qualquer uma das habilidades, veremos que dominá-las plenamente significa ampliar nosso campo de visão. Significa sairmos dos nossos pensamentos para olhar aquilo que se apresenta ao nosso redor, e realmente considerar tudo aquilo ao invés de levarmos em conta apenas nossas crenças.”

A especialista exemplificou como o tempero desta característica influencia nas nossas soft skills. Dentre elas, citou a comunicação, a colaboração, o equilíbrio emocional, a flexibilidade e a gestão do tempo.

Esta última encaixou-se perfeitamente no momento em que estou. Veja:

  • Gestão do tempo: precisamos reduzir o volume de pensamentos na nossa mente para olharmos para nossas tarefas de um lugar mais objetivo. Ansiosos e com medo, anuviamos a visão e deixamos esses sentimentos tomarem conta da nossa mente.

A falta de calma em querer ver tudo pronto estava fazendo com que eu não percebesse que o próprio tempo não estava me permitindo seguir, pelo menos não na velocidade que eu queria. Se eu aplicar a mente calma no degrau em que estou, vou desenvolver as habilidades necessárias para não desestruturar a base do meu novo negócio, antes mesmo de iniciar. Por tanto, na prática, a especialista me provou que gerir o tempo, sendo uma dessas habilidades, só é possível aprimorar quem está com a mente calma. É como a minha intuição me disse mais cedo: “Tenha calma e continue”.

Experimente você também. Parece um pouco óbvio agora. Mas tente. Escolha uma habilidade que precisa desenvolver. Alie ela a mente calma e observe no decorrer do dia.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page