top of page
Belem-negocios-connection.gif

Equatorial Investe Quase R$ 10 Bilhões Em Energia Renovável

Aquisição de holding nordestina é o maior passo da empresa paraense em direção ao setor de energia renovável


Imagem: Reprodução

A Equatorial Energia comprou uma holding de parques eólicos e projetos de energia solar que atua predominantemente no Nordeste brasileiro. Negócio foi fechado em torno de R$ 10 bilhões. A empresa que já opera na distribuição e transmissão de energia, e no saneamento, agora mira pesadamente no mercado de energia renovável, um dos setores de energia que mais cresce no Brasil.


A aquisição


A Echoenergia é uma holding que conta com oito empreendimentos na região Nordeste do brasil. Atualmente o grupo atende 22% do território nacional e 9% dos consumidores brasileiros.


Fundada no início de 2017, a empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.


Com a celebração dos contratos de venda de energia em larga escala a longo prazo, firmados ainda no início de 2018, a Echoenergia tornou-se a empresa pioneira no mercado livre.


Complexo eólico da Echoenergia, Rio Grande do Norte. Imagem: Divulgação
Veja onde é produzida a energia da Echoenergia

A estrutura da Equatorial Energia


O Grupo Equatorial Energia, que recentemente foi listada no ranking das empresas mais valiosas do Brasil, se consolidou no cenário brasileiro, como uma holding de alta performance no seguimento de energia. Com a recente aquisição da Equatorial Alagoas, concessionária de energia do estado de Alagoas, o grupo passou a atender quase 10% do total de consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição do País.


O grupo também tem forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia, 55 Soluções e, a mais recente, Echoenergia.


O mercado eólico


Segundo o sie Canal Energia, em 2011, o Brasil contava com menos de 1 GW de capacidade instalada. O País hoje está no 7º lugar no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica. Em 2012, era o 15º colocado.


O país conta com 695 parques eólicos e mais de 8.300 aerogeradores, e é segunda fonte de geração de energia elétrica no Brasil, com 10,3% da matriz energética , atrás apenas das hidrelétricas. E, em dias de recorde, a energia proveniente dos ventos já chegou a atender até 17% do País durante todo o dia.


Os estados do Nordeste brasileiro se destacam. Os quatro maiores geradores estão nessa região. Rio Grande do Norte com a potência instalada de 5.154,2 MV, seguido da Bahia (4.879,6 MV), Piauí (2.275,9 MW) e Ceará (2.179,3 MV).

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page