top of page

Empresa paulista vence concessão do BRT e assume operação do sistema na grande Belém

Grupo Next Mobilidade, que gerencia uma das maiores frotas urbanas do Brasil, será responsável pela programação, operação e controle do transporte metropolitano de alta capacidade no Pará


BRT Metropolitano belem

O diretor-geral da Artran/PA, Eduardo Ribeiro, homologou a concessão do sistema BRT Metropolitano, após a conclusão da licitação pública. A vencedora do certame foi a BRT Amazônia S.A, subsidiária do grupo paulista Next Mobilidade, um dos maiores operadores de transporte público do país.


Segundo dados do setor, a Next Mobilidade opera, em São Paulo, uma frota de ônibus maior do que toda a frota atual de Belém.


A concessão abrange a programação, operação e controle do sistema de BRT Metropolitano, que é planejado para interligar os principais eixos viários da Grande Belém, com foco em integração entre os municípios de Ananindeua, Marituba e Belém, oferecendo transporte mais rápido, eficiente e com menor impacto ambiental.


O BRT Metropolitano contará com corredores exclusivos, estações climatizadas, veículos articulados e sistema de bilhetagem integrada, além de monitoramento por GPS e painéis de informação em tempo real. A proposta é diminuir o tempo de deslocamento e oferecer um transporte público de qualidade para uma população que supera os 2 milhões de habitantes na região.


Próximos passos


Com a homologação, a BRT Amazônia S.A assume agora o planejamento operacional e, nos próximos meses, deve iniciar a implantação dos sistemas de controle e gestão, treinamento de pessoal e adaptação de infraestrutura. A previsão é de que os primeiros corredores entrem em operação de forma progressiva, acompanhando as fases do projeto.


Com informações de Pará Web News

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page