top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Empresa paraense de óleos naturais participa de evento global em Paris

Por ser destaque em eventos nacionais, empresa paraense participa da feira In-Cosmetics em Paris, elevando a nível global os produtos fabricados na Região Norte


Empresa paraense óleos vegetais evento Paris
Gilberto Nobumasa, CEO da Pará Oil e membro da Comunidade Belém Negócios

A In-Cosmetics é um evento global sobre cuidado pessoal, levando insumos e ingredientes que podem ser utilizados na produção de cosméticos ao redor do mundo. Além disso, o evento também conta com uma zona de inovação onde os visitantes podem encontrar os principais produtos e ingredientes inovadores apresentados na feira.


A In-Cosmetics também possui verões para a América Latina, que ocorreu em São Paulo e para a Ásia, que ocorreu em Bankok. Sem contar com o evento global que ocorreu em Barcelona, em 2023, e está acontecendo em Paris neste ano.


A empresa paraense Pará Oil, em parceria com a investidora FortQuim, está participando da feira em Paris. Fundada pelo membro da Comunidade Belém Negócios, Gilberto Nobumasa, a empresa desenvolve óleos naturais a partir da semente de frutas regionais. Localizada a região do Acará, a empresa visa a realização de parcerias durante o evento internacional, o empresário afirma que a procura por produtos amazônicos tem sido grande. "Ano passado fomos pra a In-Cosmetics em São Paulo e a nossa visibilidade foi tão boa que fomos convidados a estar aqui em Paris hoje. É uma honra estar representando as empresas da Amazônia neste evento onde a procura por produtos Amazônicos tem sido muito grande".


Empresa paraense óleos vegetais evento Paris
Gilberto Nobumasa e o CEO da FortQuim. Foto: Divulgação

Além disso, com a proximidade da COP-30, a Pará Oil está buscando todas as certificações necessárias para viabilizar a exportação dos seus produtos em escalas maiores em mercados internacionais. "Estamos no processo de certificação orgânica e vegana, que está sendo realizado por meio da Sectet. é uma certificação muito importante, principalmente na Europa, para validar a origem do produto. Até a COP-30 queremos aumentar em 50% a influência do processo produtivo nas comunidades, começando pelo Acará com 50 famílias", detalha Nobumasa.


No evento, a empresa conta com o apoio da Apex Brasil, PCT Guamá e outros, e expõe produtos como óleos e manteigas vegetais e, em parceria com a FortQuim, estamos trabalhando em um blend de óleos de pracaxi, copaíba e algas marinhas. Nobumasa conta como tem sido a experiência de participar de um evento global como este. "Aqui nós temos visto empresas que representam produtos amazônicos, mas não são brasileiras. Então é uma felicidade muito grande poder ser um 'filho da terra' aqui, se não a única, somos uma das únicas empresas nativas da Amazônia mostrando os seus produtos aqui".


Empresa paraense óleos vegetais evento Paris


Planos para o futuro

O CEO da empresa, Gilberto Nobumasa, afirma que para o futuro, a Pará Oil pretende expandir os seus horizontes através de parcerias concretas que abram as portas de outros mercados para a empresa. "Queremos ampliar o nosso portfólio de produção. Iniciamos com dois produtos e agora já estamos com 10, então a ideia é ampliar ainda mais. É um processo em construção que a medida em que a gente vai conseguindo novos mercados, vamos ampliando também o impacto socioambiental nas comunidades", conta Gilberto.


Além disso, o empresário também detalha os processos que ajudaram a Pará Oil a chegar ao nível de reconhecimento internacional. "Para chegarmos aqui tiveram vários processos, entre eles vários projetos de aceleração como o Inova Amazônia em 2022, o Sinergia de 2021 para 2022, além do apoio do Sebrae e a participação em feiras de startups. Tudo isso nos ajudou a aprimorar a organização da empresa, desde a gestão, o financeiro e a precificação. Então, somos uma startup que está sendo beneficiada com esse ecossistema que está nascendo no Estado".


Sobre a Pará Oil

A empresa, localizada na região do Acará, produz manteigas e óleos naturais a partir da semente das frutas que antes seriam descartadas. Idealizada por Gilberto Nobumasa, a Pará Oil busca responder de forma inovadora a problemática do grande descarte das sementes de frutas utilizadas na produção de polpas e/ou sucos.


A partir de diversos estudos e testes, os produtos da marca foram viabilizados em pequena escala. Nesse período, pequenos empreendedores que buscavam fornecedores começaram a entrar em contato com a marca. Dessa forma, a Pará Oil se tornou um negócio que impulsiona outros a se desenvolverem, seja o pequeno produtor que fornece as sementes à empresa ou o micro empresário que deseja ter um contato direto com o fornecedor para oferecer produtos de maior qualidade.


Conheça a ParáOil

Instagram: @paraoil_


Leia Mais:


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page