top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Empresa de Tecnologia fecha Parceria com Projeto de Incentivo à Bioeconomia na Amazônia

A NEC firmou recentemente um acordo de entendimento com o Instituto Amazônia 4.0, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia para a transformação de insumos amazônicos, como cacau e cupuaçu, em produtos de alto valor agregado. Em seu trabalho, o instituto fomenta uma nova bioeconomia com protagonismo dos povos tradicionais e indígenas, de forma a garantir a valorização cultural e ambiental. O projeto em questão é denominado Laboratório Criativo da Amazônia (LCA), espaços onde serão efetivamente produzidos os chocolates bean-to-bar, ou seja, chocolates finos, estimulando, assim, o desenvolvimento da economia local e o empreendedorismo dentro dessas comunidades.



As conversas entre os atores começaram em março de 2021, quando a multinacional japonesa passou a discutir junto à organização brasileira as possibilidades de colaboração para a iniciativa. Segundo o acordo estabelecido, a NEC, que é líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas, irá contribuir com sua expertise em redes no sentido de viabilizar a conexão nas estruturas do laboratório e também com o fornecimento de solução de reconhecimento facial, que terá a função de controlar o acesso de pessoas aos ambientes do LCA, além de permitir que apenas pessoas autorizadas operem as máquinas, reduzindo fricções e reforçando medidas sanitárias dentro do laboratório.


O presidente da NEC no Brasil, José Renato de Mello Gonçalves, ressalta que a participação da NEC nesta iniciativa está totalmente alinhada aos valores da companhia e à Visão 2030, que reúne os propósitos e objetivos de longo prazo com foco nos negócios e na atuação junto à sociedade. “Um dos pontos mais importantes nessa parceria é o fato de participarmos desse projeto tão inspirador por meio das maiores fortalezas da empresa, que são o conhecimento técnico das nossas equipes e as soluções de ponta da marca”, enfatiza.


Potencializando as comunidades amazônicas


O projeto, que teve início há quatro anos e a partir de janeiro começará a implantação na primeira comunidade, do Surucuá, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. O laboratório possui sua estrutura em formato de domo geodésico, que irá permanecer cerca de dois meses em cada local. O trabalho nos LCAs será, inicialmente, o de capacitação e demonstração dos potenciais da floresta e dos seus moradores, para o desenvolvimento de toda cadeia, desde a colheita do cacau e do cupuaçu, passando pelos processos de manufatura da amêndoa e da confecção do chocolate e cupulate, até a comercialização do produto final, com rastreamento completo da cadeia produtiva.


“Nós acreditamos na bioeconomia da sociobiodiversidade, mantendo a maior riqueza que é a floresta em pé e a qualidade de vida das comunidades que lutam por sua conservação. A tecnologia, especialmente com os recursos da quarta revolução industrial, é um aliado decisivo para viabilizar essa nova bioeconomia. Poder contar com o apoio de uma empresa como a NEC nos enche de ânimo para seguir nesta luta ao lado das comunidades tradicionais”, afirma Ismael Nobre, diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0.


Sobre a NEC no Brasil


Com uma trajetória de 53 anos no mercado brasileiro, a NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação e fornece globalmente "Soluções para a Sociedade", que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade. Sob a mensagem corporativa da empresa, "Orquestrando um mundo mais brilhante", a NEC visa ajudar a resolver uma ampla gama de questões desafiadoras e criar novo valor social para o mundo em transformação do amanhã. Para mais informações, visite a NEC em https://br.nec.com.


Sobre o Instituto Amazônia 4.0


O Instituto Amazônia 4.0 é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, de direito privado, voltada para o desenvolvimento e a promoção da sustentabilidade socioambiental no Brasil, em especial, na Amazônia. Para mais informações, visite o Instituto Amazônia 4.0 em https://amazonia4.org/

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia