A empresa que nasceu no Rio de Janeiro e chegou a Belém em 2021, tem foco em apoiar negócios que crescem acima da média - os chamados Scale up - para isso, utiliza uma consultoria especializada e personalizada voltada para o “Modelo de Negócio”
Segundo o relatório Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) de 2023, no Brasil foram fechadas mais de 700 mil empresas, um aumento de 34,3% sobre o mesmo período de 2022.
A Região Norte, dentre as regiões brasileiras, apresentou um crescimento de 42,6% no número de fechamento de empresas em relação ao último quadrimestre de 2022. Segundo Antonio Batista, engenheiro de produção e fundador da Vita Digital Soluções, uma empresa de consultoria especializada que chega ao Pará, o fechamento desses novos negócios se dá, principalmente, pelo "dilema do crescimento".
"Este rápido crescimento [das empresas], em vez de ser positivo, em muitos casos, acaba criando grandes desafios e problemas para a empresa. Pois, as lideranças perdem parte do controle do negócio, a ineficiência se amplia e as margens de lucro são comprometidas. Infelizmente, encontramos no dia a dia vários casos de empresas que sucumbem logo após uma forte expansão. Ou seja, no Brasil ocorre o 'dilema do crescimento'", pontua o CEO.
Percebendo as dores provenientes do crescimento acelerado de uma empresa, a Vita Digital Soluções se posiciona no mercado com respostas inovadoras às problemáticas que se apresentam ao empreendedor. "Atuamos para fazer a gestão do crescimento de nossos clientes. Para isso, avaliamos a empresa de forma sistêmica. Pois, quando uma empresa expande, todos as partes da empresa são impactadas. Nosso trabalho aplica a prática de rever (redesenhar) o “Modelo de Negócio”. A expansão e o crescimento são positivos, mas para isso o Modelo de Negócio tem que ser flexível para acompanhá-lo", explica o empresário.
A empresa, que chegou a Belém em 2021, analisa os indicadores do negócio, avalia e revisa a estratégia da empresa, assim como a estrutura organizacional e os processos existentes, além de atentar especialmente para as pessoas que atuam na empresa.
"Nossos profissionais têm uma grande experiência em métodos, técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção e da Gestão da Inovação. Da Engenharia de Produção trazemos o que tem de vanguarda nas áreas de estratégia, otimização de processos e eficiência operacional. Com a inovação buscamos o repensar do modelo de negócio para que incorpore as melhoras práticas associadas a tecnologias físicas e digitais, tais como: automação, mineração e tratamento de dados, sistemas inteligentes, entre outros", expõe Antonio.
Atuando nas frentes gestão de projetos, liderança, transformação digital e gestão estratégica alinhada ao modelo de negócios, a Vita Digital Soluções trabalha com empresas de diferentes segmentos de mercado (indústria, comércio, serviços) e que estão em processo de crescimento, as chamadas "scale up" e as qualificam para atuarem em um novo modelo de negócios que se adequa as necessidades da empresa e possibilita um crescimento saudável e duradouro para o negócio.
E em 2024, o plano da Vita Digital é a expansão no Estado do Pará, detalha o CEO, Antonio Batista. "O estado tem diferentes regiões com características empresariais bem distintas. As empresas em crescimento ocorrem em todo o Pará. Atualmente, o Estado tem 400 mil empresas, sendo 170 mil do porte de micro e pequenas empresas. Estima-se, que 20% deste total (34 mil) sejam empresas que se enquadram na categoria de scale up (crescimento acima da média). Este é nosso público-alvo. Nosso objetivo é apoiá-las para cresçam de forma sustentável, sem sobressaltos e surpresas".
Cop-30
Segundo Antonio Batista, a movimentação estratégica da Vita Digital Soluções também visa o fortalecimento das empresas locais para a oportunidade que será a COP-30, em 2025. "A COP-30 apresenta oportunidades de negócios para empresas de todo o Pará. Mas, para que uma empresa seja recompensada pelo mercado por suas práticas sustentáveis (eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, entre outras), antes de tudo, a empresa precisa ser sustentável do ponto de vista financeiro", fala o CEO.
Segundo Antonio, "primeiro uma empresa precisa alcançar padrões de produtividade e lucratividade, após o alcance destes padrões, se começa a etapa de se implementar práticas ambientais e sociais. Quem conseguir alcançar isso, estará pronta para explorar as oportunidades de negócios que estão chegando com a COP 30".
"Seja, no primeiro momento, com os projetos de preparação de Belém para sediar a conferência, seja na sequência, com as oportunidades que ocorrerão durante a conferência. A VITA DIGITAL será a parceira ideal das empresas que veem a COP-30 como oportunidade de crescimento, mas que queiram primeiro organizar seu crescimento e na sequência se adequar aos padrões de sustentabilidade que serão exigidos pela Conferência e seus participantes", finaliza Antonio Batista, CEO da Vita Digital Soluções.
A Vita Digital Soluções irá realizar o Webinar: Dilema do Crescimento Empresarial - Estratégia para se manter competitivo
Data: 24 de janeiro
Horário: 17h
Inscrição: comercial@vitadigital.com.br
Conheça a Vita Digital
Site: vitadigital.com.br
Instagram: @vitadigitalsolucoes
Contato: comercial@vitadigital.com.br
Telefone: (21) 98142-9373
Leia Mais:
Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios
Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp
Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa
Comments