top of page
Belem-negocios-connection.gif

Dólar Digital: EUA Quer Fazer Uma Reformulação Radical De Sua Moeda

Transações em dinheiro vivo são cada vez menos comuns e provavelmente se tornarão mais se o Federal Reserve adotar uma versão digital do dólar



Desde sua criação como moeda nacional dos Estados Unidos, o dólar passou por muitas atualizações e mudanças, mas nada se compara à proposta que está sendo debatida hoje.


Os EUA estão considerando a possibilidade de adotar uma versão digital de sua moeda, uma mais adequada para o mundo cada vez mais sem dinheiro de hoje, inaugurando o que poderia ser uma das transformações mais fundamentais do dólar.


Nesse cenário, os EUA não só cunhariam as moedas e imprimiriam notas de papel, mas também emitiriam dinheiro digital, ou uma moeda digital do Banco Central (CBDC), que seria armazenada em aplicativos ou "carteiras digitais".


Os norte americanos poderia usá-los para pagar as coisas, assim como já fazemos com o Apple Pay, e nenhum dinheiro físico mudaria de mãos.


É uma visão de um futuro sem dinheiro que outros países já estão abraçando. A China, por exemplo, revelou o yuan digital em uma base experimental. A Índia disse esta semana que criaria a rúpia digital.


Agora os EUA estão pesando se querem entrar no jogo.


No mês passado, o Federal Reserve divulgou um documento muito esperado, expondo as vantagens e desvantagens de uma moeda digital.


O Fed diz que é um primeiro passo, destinado a iniciar uma conversa importante entre os formuladores de políticas e reunir feedback de pessoas comuns para algumas das maiores instituições financeiras do país.


Então, como funcionaria?


Os formuladores de políticas enfatizam que estes são os primeiros dias ainda, e há muito que precisa ser martelado. Em suma, as transações realizadas com dólares digitais provavelmente não parecem muito diferentes das alternativas privadas existentes que permitem pagar pelas coisas trazendo smartphones ao lado dos leitores digitais.


A China, por exemplo, permite pagamentos de yuan digital nas cidades em que o país está pilotando sua moeda digital, permitindo que os cidadãos façam pagamentos através de um aplicativo criado pelo governo.


O dólar digital também facilitaria a distribuição de benefícios pelo governo federal. Por exemplo, ter um dólar digital em vigor durante a pandemia poderia ter permitido ao governo transferir pagamentos de ajuda diretamente para carteiras digitais.


Mas, para implementar um dólar digital, o governo dos EUA precisaria modernizar a infraestrutura financeira do país para evitar ataques.


O Fed está no processo de solicitar feedback do público depois de lançar seu artigo no mês passado. E na semana passada, o Federal Reserve Bank of Boston divulgou resultados preliminares de sua pesquisa em andamento sobre os desafios tecnológicos associados à implementação de uma moeda digital nos EUA.


Levaria de cinco a dez anos para introduzir uma moeda digital nos EUA, dizem vários especialistas, mas eles argumentam que os formuladores de políticas não podem ficar dedos.


(História publicada originalmente no NPR)


Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page