top of page

Distrito Industrial de Paragominas deve começar as instalações em 2024

Devem ser criados 9.960 empregos, entre diretos e indiretos, e geração de renda poderá atingir 19% de impacto no PIB (Produto Interno Bruto) do município  


Foto: Divulgação/CODEC

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) continua o trabalho para a instalação do projeto de Distrito Industrial em área de 120 hectares, no município de Paragominas, às margens da PA-125. A participação da Companhia faz parte de uma parceria cujas ações são previstas em um Protocolo de Intenções, assinado em 2022, com a Prefeitura do Município. O trabalho também conta com apoio de organizações empresariais e de ensino e pesquisa, essenciais no fomento à maior competitividade do ambiente de negócios da região.


O projeto encontra-se em fase de seleção de empresas para a ocupação da área, a instalação está prevista para o segundo semestre de 2024. O empreendimento abrange a estruturação de 61 lotes industriais, servidos por 1,3 km de vias que terão suas pistas asfaltadas, distribuição de energia elétrica, canteiros centrais, paisagismo, faixa de pedestres, calçadas, ciclovias e sistema de drenagem. Os lotes ficarão disponíveis para a instalação de segmentos de metalomecânico, agroindústria, construção civil, logística e bioindústria. A construção de um Bloco Administrativo também está prevista, apoiada por serviços de atendimento aos usuários do Distrito de Paragominas, além de espaços para feiras e exposições, convenções e rodadas de negócios. 


O Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Alan Melo, explica os benefícios que a instalação do Distrito Industrial trará à Paragominas  “Além da seção dedicada aos usos específicos para empresas nos setores de alimentação, agroindústria, bioeconomia, construção civil, metal-mecânica, logística, entre outros, o distrito industrial também abrigará um centro de inovação tecnológica. Esse espaço tem como objetivo estimular a inserção dos jovens na era digital e oferecer a oportunidade de aceleração para projetos inovadores. Essa iniciativa reflete o compromisso do distrito industrial não apenas com a diversidade de setores industriais, mas também com o estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na região”. 


Foto: Divulgação/CODEC

O secretário ressaltou também que, dentre os serviços que serão ofertados aos trabalhadores do DI de Paragominas, destacam-se a formação profissional, o atendimento médico e odontológico, bancos (autoatendimento), creches, recreação e atividades culturais.


A Companhia, em suas atividades, também apoia, por meio de orientação técnica e jurídica, empreendimentos que fortalecem o desenvolvimento econômico no Pará “O apoio que o Governo do Estado tem dado as Prefeituras e, especificamente no caso de Paragominas, a superação de nossos entraves para favorecer o desenvolvimento industrial, com a estratégia do adensamento das cadeias produtivas locais, resultando na construção de um ambiente de inovação e consequente melhor competitividade das empresas existentes e das que vierem se instalar no futuro” explicou o presente da Companhia, Lutfalla Bitar.


Agência Pará


Leia Mais:

bottom of page