top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Desmatamento Atinge O Núcleo Intocado Da Floresta Amazônica

A pandemia acabou sendo um momento oportuno para madeireiros ilegais


Desmatamento Atinge O Núcleo Intocado Da Floresta Amazônica
REUTERS/LEONARDO BENASSATTO

Um relatório recente de organizações não governamentais brasileiras descobriu que 464.759 hectares (1,15 milhões de acres) foram desmatados na floresta amazônica entre 2019 e 2020, uma área três vezes maior que o tamanho de São Paulo. A análise revela que a exploração madeireira atingiu o núcleo intocado da Amazônia.


No início das negociações climáticas da COP26 esta semana, os líderes mundiais prometeram parar o desmatamento até 2030. Embora promessas semelhantes tenham vacilado no passado, esta incluirá quase US$ 19 bilhões em fundos públicos e privados, e é apoiada pelo Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, que representam 85% das florestas do mundo.


O esforço não pode vir em breve para a maior floresta tropical do mundo. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) afirma que quase 20% da destruição registrada de todos os tempos na Amazônia aconteceu entre agosto de 2019 e julho de 2020. Estima-se que 2,8 milhões de hectares (6,9 milhões de acres) de áreas não designadas da Amazônia tenham sido desmatados. A enormidade do que foi destruído durante a pandemia revela as falhas dos sistemas de controle em manter as madeiras de lei ilegais fora do mercado.


Leia a matéria completa no Quartz.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page