top of page
Belem-negocios-connection.gif

COP-30: veja como os empresários de Belém se preparam para aproveitar as oportunidades do evento global

A plataforma Belém Negócios separou as principais iniciativas direcionadas para a COP-30, em Belém; confira



A apenas 20 meses da Conferência do Clima das Nações Unidas, os eventos preparatórios começam a ficar mais intensos e o empresariado paraense passa a se preparar de forma mais efetiva para receber o evento e as oportunidades que ele carrega.


A COP é uma sigla para Conferência das Partes. A COP-30 é o encontro que reunirá mais de 190 países e seus representantes para tratar sobre o clima e as mudanças climáticas. O evento ocorrerá na Amazônia pela primeira vez e tratará diretamente de problemáticas relacionadas a preservação da biodiversidade nativa da floresta, além de tratar de assuntos como combustíveis, lixo e da crescente bioeconomia.


Para que o mercado esteja preparado para receber o evento e todos os visitantes e investimentos que serão destinados para a região, várias iniciativas estão acontecendo em toda a capital paraense. A plataforma Belém Negócios reuniu alguns dos eventos e atividades mais relevantes.


Oficinas de Negócios - Jornadas Sustentáveis

As Oficinas são uma iniciativa da Plataforma Belém Negócios com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da sustentabilidade, inovação e captação de recursos para estruturar um mercado competitivamente ativo para a COP-30.


O evento é composto por 6 palestras imersivas e complementares ministradas por 12 palestrantes especialistas ou empresários experientes. As palestras ocorrem uma vez por mês, de fevereiro a julho de 2024 e as inscrições já estão abertas.


O primeiro encontro ocorreu em fevereiro e teve como tema "Sustentabilidade e ESG para Todos". O palestrante da noite foi o empresário e ativista do meio ambiente, José Mattos. No encontro estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre representantes de entidades como a Embrapa Amazônia Oriental, CODEC e Startup Pará, além de empresários e executivos importantes da Região Norte.


O segundo encontro das Oficinas de Negócios ocorre nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 19h e abordará o tema "Oportunidades de Negócios", com os palestrantes Joanna Martins, fundadora da Manioca e Pádua Rodrigues, diretor da CODEC.



Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

Nos dias 15 e 16 de março, a capital paraense recebe um evento preparatório para a COP-30. Realizado pela Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), o evento é aberto para todos que tenham interesse pelo tema e estejam dispostos a contribuir com o futuro da região.


A conferência será realizada na Universidade da Amazônia (Unama), no campus Alcindo Cacela, e contará com a presença de autoridades e especialistas em diversas áreas. Entre os convidados estão a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; o governador do Pará, Helder Barbalho; e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

As inscrições estão abertas e custam R$ 100 para advogados e público geral – membros de movimentos sociais e estudantes têm direito à meia entrada. Para mais informações sobre a programação, palestrantes e inscrições, acesse este link.


Seminário da UGT sobre Mudanças Climáticas, Trabalhadores Rumo à Cop 30

O evento é realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), a segunda maior central sindical do Brasil, e ocorre nos dias 21 e 22 de março. O seminário contará com a presença do ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa; e da vice-governadora Hana Ghassan, presidente do Comitê Estadual da COP 30; além de representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e dos Povos Indígenas.


O seminário da UGT pretende definir um calendário de atividades capazes de ampliar o debate sobre as mudanças climáticas na sociedade; reforçar a ação do movimento sindical pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores e dos povos indígenas a fim de estabelecer alianças por justiça social no marco de uma agenda pelo desenvolvimento sustentável; e também estabelecer ações preparatórias para COP 30.


Para mais informações clique aqui.


Sebrae oferce cursos preparatórios para a COP-30

O Sebrae está oferecendo seis cursos voltado para o aprimoramento de empresários para a COP-30. As capacitações estão inseridas no eixo que a instituição abordará para a Conferência do Clima: mobilidade, alimentos e bebidas e hospitalidade e economia criativa.


Os cursos são totalmente gratuitas e presenciais. As inscrições estão abertas na loja virtual do Sebrae na internet: pa.loja.sebrae.com.br.


Confira as datas


Mobilidade:

11 de março

  • 18h – COP 30 Técnicas de Comunicação e Atendimento ao Cliente para Condutores

12 de março

  • 18h – COP 30 – Educação Ambiental para Condutores

13 de março

  • 18h – COP 30 – Critérios Essenciais para Prestação de Serviços de Qualidade


Alimentos e bebidas

11 e 12 de março

  • Horário a definir – COP 30 – Comece a elaborar seu plano de negócios

13 de março

  • 18h – COP 30 Faça do atendimento uma ótima experiência


Hospitalidade

2 de abril

  • 9h – Tour de Experiência COP30 – Sebrae – Sebrae


Todas as capacitações serão ministradas presencialmente no endereço: Rua municipalidade, 1461, Umarizal, Belém.



Leia Mais:




Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page