COP 30 anuncia 30 Enviados Especiais
- Redação
- há 18 minutos
- 2 min de leitura
Com nomes como Rosângela Lula da Silva e Laurence Tubiana, grupo voluntário vai conectar regiões e setores-chave à presidência da cúpula climática que será realizada em novembro em Belém

Os nomes dos 30 Enviados Especiais que apoiarão no engajamento e na escuta de setores e regiões prioritários para o sucesso da COP30 foram anunciados pela presidência da cúpula nesta quarta-feira (14).
Dentre eles estão Rosângela Lula da Silva, esposa do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e socióloga com MBA em Gestão Social e Sustentabilidade e especialização em História e Cidade; Sineia do Vale, líder indígena da etnia wapichana; Maya Gabeira, surfista de ondas gigantes, ativista ambiental e parte do Conselho Diretor da Oceana, maior ONG mundial focada somente na conservação do oceano; André Guimarães, diretor executivo do IPAM; Jurema Werneck, Diretora-Executiva da Anistia Internacional Brasil; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Marcelo Britto, Marcello Brito, diretor acadêmico da FDC Agroambiental; Beto Veríssimo, pesquisador sênior e co-fundador do Imazon e Adnan Amin, diplomata queniano e economista do desenvolvimento que foi nomeado CEO da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Mais alguns nomes são: Jacinda Ardern; ex-primeira-ministra da Nova Zelândia; Laurence Tubiana, CEO da Fundação Europeia para o Clima e uma das principais arquitetas do Acordo de Paris, e Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo que foi Ministro da Agricultura do Brasil (2003 a 2006) e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Os representantes do grupo, que atuarão voluntariamente e em caráter pessoal, foram escolhidos por serem atores de relevância e credenciados em suas respectivas áreas. Serão 10 enviados para regiões estratégicas, com atuação geral nas regiões que representam, e 20 enviados para setores-chave.
“Os Enviados funcionarão como caixas de ressonância de setores e de geografias, verdadeiros canais e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas”, disse o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.
Eles também atuarão como canal direto para apresentar demandas e pedidos para a Presidência da próxima cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em novembro em Belém, no Pará. A lista completa com os 30 nomes e descrições você confere aqui.
'É uma honra aceitar o convite da presidência brasileira para atuar como Enviada Especial para a Europa na COP30. Esta conferência, realizada na Amazônia em um momento de fratura geopolítica e urgência climática, deve ser um ponto de inflexão — uma oportunidade para reconstruir a confiança, recuperar o ímpeto e reafirmar o espírito de Paris", afirmou Laurence Tubiana.
Anteriormente, a Presidência da COP30 já havia anunciado quatro Círculos de Liderança – Balanço Ético Global, Círculo de Ministros de Finanças, Círculo de Povos e Círculo de Presidentes. Esses trabalharão em frentes e produtos específicos de apoio à liderança do encontro climático.
As duas iniciativas fazem parte do chamado a um Mutirão Global pelo Clima — um esforço coletivo para mobilizar governos, sociedade civil, setor privado, cientistas e instituições financeiras em prol de mais ambição e ação climática antes da COP30.
Fonte: Um Só Planeta