Açaí representa mais de 55% da indústria de sorvetes do Brasil; 71% da produção do fruto em 2023 saiu do Pará
O açaí, fruto originário da Amazônia, vê um crescimento considerável em sua produção e consumo no Brasil. Apenas nos últimos cinco anos, a produção do fruto, concentrada em sua maioria na Região Norte, teve um aumento de 70%, segundo dados do IBGE e, em pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete.
Os dados demonstram uma crescente valorização de produtos regionais, opções saudáveis e também indulgentes. De acordo com o mesmo estudo, 90% das empresas entrevistadas estão antenadas às mudanças de comportamento de seus consumidores, e buscam alterações ou investimentos em opções que acompanhem os desejos de seus públicos.
Dentre elas, as microempresas (41,5% das empresas entrevistadas) são as mais focadas em realizar mudanças e seguir tendências. Elas representam 46% do total de empresas sorveteiras no Brasil e viram, de 2023 para 2024, um aumento superior a 50% de suas produções.
Na pesquisa realizada em 16 países pela Trend Tracker Survey, em 2023, essa prioridade fica em evidência, com embalagens de papel e fibra ligadas à percepção de serem melhores para o meio ambiente e para a reciclagem, sendo líder do ranking recebendo dos mais de 10 mil entrevistados, dez atributos: mais leves (57%), fáceis de abrir e fechar (46%), mais práticos (41%) e mais fáceis de armazenar (35%).
O estudo da Fispal Sorvetes mostra, ainda, que a expansão de suas marcas é também foco das empresas entrevistadas para os próximos anos. Destas, 23.8% buscam investir em expansão comercial ou abertura de franquias.
“O crescimento do mercado das açaiterias tem força. Em 2024 a The Best Açaí completa sete anos e temos como objetivo alcançar um faturamento de R$777 milhões, com uma rede de 777 lojas, até dezembro de 2024. Em nossas operações passam mais de 50 mil pessoas por dia em busca de açaí e sorvete”, diz Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí.
O Brasil é o maior produtor mundial de açaí e o estado do Pará, no norte do país, responde por mais de 90% da produção que, além de ser enviada para os demais estados brasileiros, é exportada para países como os Estados Unidos, Japão e Austrália. Em 2023, o Brasil exportou mais de 68 toneladas de açaí, 71% desse total oriundo do Pará, segundo dados do Ministério da Agricultura.
Comments