top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Conheça o gigantesco potencial econômico da ‘superfruta’ açaí

Em 2022, o Pará produziu 1,6 milhão de toneladas de açaí. Sozinho, o estado responde por 93,87% da produção nacional que é feita em 224 mil hectares


Conheça o mercado da 'superfruta' açaí
Foto: Vinícius Braga

O Pará é líder disparado na produção do açaí. Mais de 93% de toda a produção nacional se concentra no estado segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O açaí, juntamente com o cupuaçu e o cacau, são considerados as 'superfrutas' da Amazônia, já que, possuem grande potencial mercadológico e de exportação.


Liderança

De acordo com as informações apresentadas pela Sedap, somente em 2022 – que é o ano base trabalhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará produziu 1,6 milhão de toneladas de açaí. Sozinho, o estado responde por 93,87% da produção nacional que é feita em 224 mil hectares. O município de Igarapé-Miri, localizado na Região de Integração Tocantins, é o maior produtor dessa cultura. 


Igarapé Miri. Foto: wagnerokasaki

O açaí, como frisou o engenheiro agrônomo e Fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, se tornou uma das frutas amazônicas mais apreciadas tanto nos estados brasileiros como em outros países. De acordo com os dados apresentados, a comercialização interestadual do açaí gerou aproximadamente R$ 656 milhões. Já para outros países (exportação) foi gerado o valor de quase R$ 196 milhões. 


Os dados da Sedap, diversos são os atributos da ‘superfruta’ açaí, como a ação antioxidante, alta concentração de cálcio e de teor de proteínas, além da alta concentração de vitaminas, carboidratos e complexo B. 


Benefícios do Açaí

A alta quantidade de gordura presente corresponde, em grande parte, a gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL).


A cor forte do açaí também traz consigo uma importante característica que beneficia a saúde. A casca do fruto possui antocianina, substância antioxidante que ajuda a combater as células mortas do organismo, refletindo na melhora da pele e aparência.

Pela quantidade de fibras, o açaí também contribui para a melhora do funcionamento intestinal, o que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.


Para finalizar, o açaí também está presente na rotina alimentar de muitos atletas, levando em consideração que a presença dos minerais ferro e cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações, além de contribuir com as funções energéticas e cardiovasculares do corpo.


Versatilidade

Com a fruta do açaí é possível produzir sorvetes, vitaminas, bebidas alcoólicas, cafés de açaí. O caroço pode ser transformado em energia se utilizado como biomassa, e as fibras em biomateriais, como o plástico filme.


Com informações da Agência Pará e Mundo Educação


Leia Mais:







Commenti


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page