top of page

Conheça a rota turística que acompanha produção do chocolate no Pará

A rota pretende levar mais visibilidade ao turismo no interior do Estado em área que concentra a maior produção de amêndoas de cacau do Pará


Foto: Fazenda Panorama

A Rota Turística do Cacau ao Chocolate foi oficialmente lançada nesta semana em Altamira. O evento ocorreu a partir dos esforços dos empreendedores do setor de turismo, produtores de cacau e de chocolate e tem o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).


Trata-se de um produto que servirá para dar uma maior visibilidade ao turismo do interior do Estado do Pará e principalmente aos seus micro-produtores. Em entrevista ao diário do turismo a Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto, relembrou o começo das discussões sobre o tema. “Tudo começou com o Chocolat Xingu 2023 – um evento realizado aqui em Altamira no ano passado que nasceu com o objetivo de promover o chocolate de origem aqui da nossa região e fomentar os negócios da cacauicultura”, disse Eliana.


“Como governo somos impulsionadores, incentivadores, mas na verdade é a iniciativa privada que faz as coisas acontecerem”, falou reforçando que Altamira e região já possuem centenas de pequenos e médios produtores que já recebem – por conta própria – turistas e visitantes em suas propriedades.


Eliana fala da Rota Turística Cacau ao Chocolate e lembra que – embora no folder apareçam apenas 8 fazendas produtoras e aptas para receber o visitante – o turista e o visitante são livres para escolher e decidir quem e qual fazenda visitará.



A Rota

A Rota Turística Cacau ao Chocolate será integrada ao roteiro de visitação da Região Turística do Xingu e integrará cinco municípios localizados ao longo da BR-230, a Transamazônica, sendo eles: Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Segundo a Prefeitura de Altamira, nesta área concentra-se a maior produção de amêndoas de cacau do Estado do Pará, além de várias unidades de produção de chocolates artesanais.


Imersão

“A Rota do Cacau ao Chocolate propõe uma imersão completa. Desde visitas às fazendas ao conhecimento das etapas do cultivo e da colheita do cacau, desde degustar o chocolate puro e artesanal, ao conhecimento da história da nossa região”, sintetiza a secretária.


Diário do Turismo


Leia Mais:

bottom of page